Investigadores descobriram cancro contagioso em amêijoas

Um grupo de investigadores descobriu que as amêijoas da costa Leste dos EUA e do Canadá sofrem de um tipo de cancro que é contagioso. Um achado que é tão surpreendente como assustador.

De acordo com a investigação, publicada na revista Science, algumas amêijoas encontradas na costa dos dois países sofrem de “uma espécie de cancro que é transmissível, fenómeno previamente conhecido apenas em cães e diabos da Tasmânia”.

Detalhe relevante da investigação é a conclusão de que “os cancros transmissíveis podem ser mais comuns do que se pensava“.

A descoberta está tanto a causar espanto, quanto a assustar, já que estão em causa mariscos amplamente consumidos no Canadá e nos EUA.

Contudo, os resultados do estudo indicam que a saúde humana não está em causa, já que, mesmo que se consumam amêijoas contagiadas, o cancro não será transmissível às pessoas.

Os investigadores encontraram “semelhanças genéticas” entre as células cancerígenas das amêijoas de várias partes da costa, nota a Science.

Segundo os investigadores, “o ADN das células cancerígenas não coincidia com o genoma das amêijoas afectadas por elas”, o que “sugere que todas as células cancerígenas derivam de uma célula primordial intrusa e imune que se espalha de amêijoa em amêijoa“.

Mas após a conclusão da pesquisa, os investigadores continuam com dúvidas, quer quanto à forma como a doença é transmitida quer sobre como as células cancerígenas escapam ao sistema imunitário das amêijoas.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.