Investigadora “descobre” cancros em quadros de Picasso e Rubens

Museo del Prado

"As Três Graças" (1635), pintura a óleo de Peter Paul Rubens

“As Três Graças” (1635), pintura a óleo de Peter Paul Rubens

Uma investigadora da Universidade de Coimbra analisou algumas obras de arte onde “é indiscutível a presença de tumores”, nomeadamente em quadros de pintores como Rafael, Rubens e Picasso.

Helena Saldanha, catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, realizou o exercício de investigar a representação do cancro da mama ao longo da História a convite do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), depois de terminar o curso de História da Arte.

Médica reformada, Helena Saldanha há muito tempo tinha reparado nas “anomalias do tipo médico” em obras de arte, que quando era mais nova “não conseguia explicar”, e conta à agência Lusa que “há obras em que é indiscutível a presença de tumores”. 

Por exemplo, na pintura barroca “As Três Graças“, do artista flamengo Peter Paul Rubens (século XVII), uma das mulheres representadas tem “todos os sinais de um cancro da mama em estado avançado”, com um inchaço na axila que indica uma invasão do cancro.

Esta foi a “época em que a medicina se começou a desenvolver, em que o Homem era considerado o centro do universo e em que houve uma maior atenção ao corpo humano, sem o querer transformar em estátuas greco-romanas”, afirmou Helena Saldanha, convicta de que Rubens pintou “de forma consciente o tumor da mulher” representado na pintura.

Mais “defeitos” na arte

Antes do século XVI, segundo a catedrática, o corpo “surgia sem defeitos”, encontrando-se depois “uma aproximação à realidade” em Rubens ou no pintor italiano Rafael, que representa o cancro da mama num retrato da sua amante, Marguerita Luti.

“A mama tem uma simbologia que foi sempre ilustrada ao longo da História. Está correlacionada com a fertilidade, com o erotismo, com a vida, mas também com o sofrimento”, concluiu.

Outros artistas mais recentes abordam o tema, como Pablo Picasso, em que numa das suas obras se observa uma mastectomia, ou o francês Marcel Duchamp, do início do século XX, “numa obra pouco conhecida”, com uma legenda por cima da mama a dizer “Prière de toucher” (Por favor, toque), remetendo para a prevenção, sublinhou.

Também na obra “A persistência da memória”, do espanhol Salvador Dalí, Helena Saldanha encontra alusões ao cancro, numa pintura em que “é transmitido o pavor tremendo que o pintor tinha pela morte e pelo cancro, numa clara vontade de ver o tempo prolongar-se”.

Helena Saldanha irá realizar uma conferência este sábado, no Museu Machado de Castro, em Coimbra, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizadas pelo núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. eu sou deficiente estou numa cadeira de rodas e goastava de dar as minhas pinturas para venda e ajudar a liga contra o cancro.
    faço exposiçoes em alcoitao!… adoro os mestres das grandes pinturas.
    gostei muito daquilo que li.
    bem vindos

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …