Investigadora “descobre” cancros em quadros de Picasso e Rubens

Museo del Prado

"As Três Graças" (1635), pintura a óleo de Peter Paul Rubens

“As Três Graças” (1635), pintura a óleo de Peter Paul Rubens

Uma investigadora da Universidade de Coimbra analisou algumas obras de arte onde “é indiscutível a presença de tumores”, nomeadamente em quadros de pintores como Rafael, Rubens e Picasso.

Helena Saldanha, catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, realizou o exercício de investigar a representação do cancro da mama ao longo da História a convite do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), depois de terminar o curso de História da Arte.

Médica reformada, Helena Saldanha há muito tempo tinha reparado nas “anomalias do tipo médico” em obras de arte, que quando era mais nova “não conseguia explicar”, e conta à agência Lusa que “há obras em que é indiscutível a presença de tumores”. 

Por exemplo, na pintura barroca “As Três Graças“, do artista flamengo Peter Paul Rubens (século XVII), uma das mulheres representadas tem “todos os sinais de um cancro da mama em estado avançado”, com um inchaço na axila que indica uma invasão do cancro.

Esta foi a “época em que a medicina se começou a desenvolver, em que o Homem era considerado o centro do universo e em que houve uma maior atenção ao corpo humano, sem o querer transformar em estátuas greco-romanas”, afirmou Helena Saldanha, convicta de que Rubens pintou “de forma consciente o tumor da mulher” representado na pintura.

Mais “defeitos” na arte

Antes do século XVI, segundo a catedrática, o corpo “surgia sem defeitos”, encontrando-se depois “uma aproximação à realidade” em Rubens ou no pintor italiano Rafael, que representa o cancro da mama num retrato da sua amante, Marguerita Luti.

“A mama tem uma simbologia que foi sempre ilustrada ao longo da História. Está correlacionada com a fertilidade, com o erotismo, com a vida, mas também com o sofrimento”, concluiu.

Outros artistas mais recentes abordam o tema, como Pablo Picasso, em que numa das suas obras se observa uma mastectomia, ou o francês Marcel Duchamp, do início do século XX, “numa obra pouco conhecida”, com uma legenda por cima da mama a dizer “Prière de toucher” (Por favor, toque), remetendo para a prevenção, sublinhou.

Também na obra “A persistência da memória”, do espanhol Salvador Dalí, Helena Saldanha encontra alusões ao cancro, numa pintura em que “é transmitido o pavor tremendo que o pintor tinha pela morte e pelo cancro, numa clara vontade de ver o tempo prolongar-se”.

Helena Saldanha irá realizar uma conferência este sábado, no Museu Machado de Castro, em Coimbra, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizadas pelo núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. eu sou deficiente estou numa cadeira de rodas e goastava de dar as minhas pinturas para venda e ajudar a liga contra o cancro.
    faço exposiçoes em alcoitao!… adoro os mestres das grandes pinturas.
    gostei muito daquilo que li.
    bem vindos

RESPONDER

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …

Em 2018, cada português consumiu 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu, no ano passado, 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas …

Agressões em estação de Sintra. Só havia 4 polícias disponíveis por causa do NOS Alive

Apenas quatro polícias acorreram à estação de comboios de Queluz-Belas, em Sintra, quando ocorreram agressões entre uma centena de pessoas no sábado à noite. A Equipa de Intervenção Rápida da PSP que deveria estar em …

Polícia italiana apreende arsenal de guerra a simpatizantes da extrema-direita

A polícia italiana anunciou esta segunda-feira a apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra incluindo um míssil ar-ar e 20 armas sofisticadas, no decurso de uma operação dirigida a simpatizantes de extrema-direita no norte do …