Investigador finlandês defende que o Evangelho Secreto de Marcos é verdadeiro

(dr) Canterbury Cathedral

Desde que Morton Smith, professor de história antiga da Universidade de Columbia, afirmara ter descoberto uma carta no mosteiro de Mar Saba em 1958 de Clemente de Alexandria com passagens controversas do chamado Evangelho Secreto de Marcos, a autenticidade deste texto tem sido questionada.

Vários eruditos conceituados do cristianismo primitivo, como Larry Hurtado, Birger Pearseon, Bart Ehrman ou Craig Evans, consideram uma falsificação moderna, mas a investigação realizada por Timo Paananen na sua tese de doutorado conclui que a carta do filósofo cristão é autêntica, como indica a Universidade de Helsínquia em comunicado.

“A carta é um texto genuíno da Antiguidade, embora seja difícil determinar se foi escrita pelo próprio Clemente ou talvez por um seu aluno, Orígenes de Alexandria”, diz Paananen, que analisou a escrita à mão da carta destinada ao desconhecido Theodore e descobriu que o processamento digital de imagens causou a corrupção involuntária dos detalhes na escrita.

Além disso, um estudo comparativo mostra que a caligrafia da carta de Clemente não contém o que é conhecido como “o tremor do falsário” ou outros indicadores comuns de falsificação, observa a universidade finlandesa.

“A ignorância dos padrões de análise de caligrafia usados ​​em estudos forenses também enganou outros investigadores que consideram que a escrita da carta de Clemente foi falsificada por Smith“, diz Paananen.

O desaparecimento do manuscrito na biblioteca do Patriarcado Ortodoxo Grego de Jerusalém e as teorias sensacionalistas de Smith sobre o Jesus histórico, que continha ambos os ritos mágicos como homoerotismo, alimentou ainda mais as suspeitas de que se tratava de uma falsificação.

“Na interpretação de Smith, Jesus era um mago que explorava as alucinações induzidas por uma sugestão hipnótica, quando levava os seus discípulos para a subida ao céu e lhes apresentava o mistério do Reino de Deus. Para coroar tudo isso, Smith sugeriu que união espiritual descrito no Evangelho Secreto de Marcos pode ter sido complementado por uma “união física”, diz este especialista.

De acordo com Paananen, não existe um método geralmente aceite para detetar falsificações. “Anteriormente, os cientistas podem ter sucumbido à tentação de desenvolver teorias malucas de falsificação baseadas em pistas e códigos imaginários. Além disso, os historiadores tiveram que avaliar as falsificações caso a caso e as falsificações habilidosas levaram a longos e acalorados debates “, disse.

O seu estudo propõe desenvolver uma estrutura científica para detetar falsificações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …