Investigador finlandês defende que o Evangelho Secreto de Marcos é verdadeiro

(dr) Canterbury Cathedral

Desde que Morton Smith, professor de história antiga da Universidade de Columbia, afirmara ter descoberto uma carta no mosteiro de Mar Saba em 1958 de Clemente de Alexandria com passagens controversas do chamado Evangelho Secreto de Marcos, a autenticidade deste texto tem sido questionada.

Vários eruditos conceituados do cristianismo primitivo, como Larry Hurtado, Birger Pearseon, Bart Ehrman ou Craig Evans, consideram uma falsificação moderna, mas a investigação realizada por Timo Paananen na sua tese de doutorado conclui que a carta do filósofo cristão é autêntica, como indica a Universidade de Helsínquia em comunicado.

“A carta é um texto genuíno da Antiguidade, embora seja difícil determinar se foi escrita pelo próprio Clemente ou talvez por um seu aluno, Orígenes de Alexandria”, diz Paananen, que analisou a escrita à mão da carta destinada ao desconhecido Theodore e descobriu que o processamento digital de imagens causou a corrupção involuntária dos detalhes na escrita.

Além disso, um estudo comparativo mostra que a caligrafia da carta de Clemente não contém o que é conhecido como “o tremor do falsário” ou outros indicadores comuns de falsificação, observa a universidade finlandesa.

“A ignorância dos padrões de análise de caligrafia usados ​​em estudos forenses também enganou outros investigadores que consideram que a escrita da carta de Clemente foi falsificada por Smith“, diz Paananen.

O desaparecimento do manuscrito na biblioteca do Patriarcado Ortodoxo Grego de Jerusalém e as teorias sensacionalistas de Smith sobre o Jesus histórico, que continha ambos os ritos mágicos como homoerotismo, alimentou ainda mais as suspeitas de que se tratava de uma falsificação.

“Na interpretação de Smith, Jesus era um mago que explorava as alucinações induzidas por uma sugestão hipnótica, quando levava os seus discípulos para a subida ao céu e lhes apresentava o mistério do Reino de Deus. Para coroar tudo isso, Smith sugeriu que união espiritual descrito no Evangelho Secreto de Marcos pode ter sido complementado por uma “união física”, diz este especialista.

De acordo com Paananen, não existe um método geralmente aceite para detetar falsificações. “Anteriormente, os cientistas podem ter sucumbido à tentação de desenvolver teorias malucas de falsificação baseadas em pistas e códigos imaginários. Além disso, os historiadores tiveram que avaliar as falsificações caso a caso e as falsificações habilidosas levaram a longos e acalorados debates “, disse.

O seu estudo propõe desenvolver uma estrutura científica para detetar falsificações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica 2-0 Vitória SC | "Águia" vence e adia festa do Porto

Não foi esta terça-feira que o FC Porto festejou o 29º título de campeão nacional. Na recepção ao Vitória Sport Clube, o Benfica venceu por 2-0, num embate relativo à 32ª jornada da Liga NOS, …

Elon Musk lança concurso para ver quem consegue bater um caracol

O multimilionário, através da sua empresa especializada em construção de túneis, lançou um concurso mundial para ver quem é capaz de bater um caracol. De acordo com o jornal Daily Mail, Elon Musk lançou um concurso …

Covid-19. Tóquio quer pagar até quatro mil euros a bares que fiquem fechados

As autoridades de Tóquio, no Japão, estão a ponderar pagar um subsídio, que pode chegar aos quatro mil euros, aos bares que se mantenham fechados para conter a propagação da covid-19 na cidade. De acordo com …

Médicos franceses detetaram primeiro caso de bebé infetado no útero

Médicos em França pensam ter identificado aquele que será o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno. De acordo com o site Business Insider, a equipa médica conta que a …

17 anos depois, Estados Unidos voltam a aplicar a pena capital a nível federal

Os Estados Unidos procederam, esta terça-feira, à primeira execução federal de um prisioneiro no "corredor da morte" em 17 anos, através de uma injeção letal. Daniel Lewis Lee, 47 anos, natural de Yukon (Oklahoma), foi executado …

Com o pretexto de paz, "senhor da guerra" vai ganhando poder na República Centro-Africana

O "senhor da guerra" Ali Darassa foi pago pelo presidente da República Centro-Africana e já influenciou a demissão de um ministro numa tentativa de manter a paz no país. A República Centro-Africana é um país atormentado …

Ministério Público acusa 25 arguidos pela queda do BES

O Ministério Público deduziu acusação, esta terça-feira, contra 25 arguidos, 18 pessoas singulares e sete pessoas coletivas, no âmbito do processo sobre a queda do Universo Espírito Santo. "O Ministério Público do Departamento Central de Investigação …

Agora, até o Toyota Corolla é um crossover

O Toyota Corolla Cross é o mais recente SUV da marca japonesa. Apesar de a marca estar a reforçar a sua gama de SUV, Portugal terá de esperar mais um pouco. Na semana passada, a Toyota …

Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

Um jovem grego, "preso" na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa. De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de …

Após fugirem da Venezuela, milhares foram obrigados a regressar por causa da pandemia (mas não é assim tão fácil)

Desde 2016, quase cinco milhões de venezuelanos deixaram o país, fugindo da pobreza e dos serviços sociais e de saúde em colapso. Agora, a pandemia de covid-19 forçou-os a regressar à Venezuela - se o …