A internet quântica pode estar mais próxima do que nunca

Um novo estudo torna mais real a probabilidade de vir a existir uma internet quântica. Para além de resolver vários problemas de segurança dos dias de hoje, também seria capaz de resolver problemas que os atuais computadores são incapazes de o fazer.

Graças à sua natureza dupla, que permite conter dois estados de informação ao mesmo tempo, os computadores teriam mais poder e maior velocidade. Trazer estas características às massas é um objetivo em comum para vários investigadores, já que os seus benefícios seriam notáveis para a sociedade e para a ciência.

O novo estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Physical Review X. Nesta investigação são comparadas duas abordagens diferentes (clássica e quântica) para resolver um problema computacional conhecido como “clustering” — que consiste em agrupar bocados de informação com base nas suas semelhanças.

Segundo a Inverse, os investigadores dificultaram a tarefa ao algoritmo quântico, de forma a testar o seu verdadeiro potencial. Em vez de lhe fornecerem informação pré-catalogada, como na abordagem clássica, obrigaram o algoritmo a ter de fazê-lo por si próprio. Este processo seria fundamental na existência de uma internet quântica, pelo que esta experiência aproxima mais esta realidade.

O objetivo do algoritmo quântico é encontrar um equilíbrio entre observar informação suficiente para categorizá-la corretamente e não observar demasiado ao ponto de a degradar.

Tendo isto em conta, a equipa de investigadores notou que o seu algoritmo alcançou esta premissa, mantendo a informação ao máximo no seu estado original, enquanto a organizava de forma correta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …

Há círculos fantasmagóricos nunca antes vistos no céu (e os astrónomos não sabem o que são)

Em setembro de 2019, uma equipa de investigadores fez uma apresentação sobre objetos interessantes encontrados em novos dados radioastronómicos. Esses objeto tinham formas muito estranhas que não cabiam facilmente em nenhum tipo de conceito conhecido. A …

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …