/

Inteligência Artificial ajuda a encontrar os filmes pela descrição de cenas

Os avanços nos sistemas de Inteligência Artificial têm conseguido proezas surpreendentes a nível de identificação de imagens, e agora há quem esteja a aplicar este tipo de tecnologia aos filmes para nos ajudar a encontrar o que procuramos.

Sites como o IMDB são excelentes para se encontrar filmes de determinado actor ou realizador, mas em nada ajudam quando se quer “aquele filme em que John Travolta é um extra-terrestre”.

Tentar encontrar um filme a partir de uma descrição é incrivelmente frustrante, mas há muito se prevê que isso vá mudar.

Actualmente, há sites que tentam auxiliar a pesquisa de filmes a partir de descrições, mas fazem-no usando “batota”, pesquisando nas legendas e argumentos que estejam disponíveis.

Mas no caso da tecnologia Val.ai, desenvolvida pela Valossa, o sistema dispensa o recurso a esse conteúdo – e tenta reconhecer as imagens de um filme, tal como uma pessoa faria.

A inteligência artificial consegue reconhecer locais, emoções, objectos, etc. permitindo que depois se façam pesquisas como “filmes com sean connery num submarino” ou outras descrições que por vezes temos na memória mas em que nos falha o nome do respectivo filme.

O sistema ainda está longe de ser perfeito, mas pode já experimentá-lo aqui: What is my Movie?

Um Dia Fui ao Cinema

P.S. – O filme em que John Travolta é um extra-terrestre é o muito odiado Battlefield Earth (que até há quem ache engraçado)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.