Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter’s Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o Papa Francisco a poder usar legalmente o restante valor.

De acordo com um relatório do Wall Street Journal, citado pelo All That’s Interesting (ATI), apenas 10% dessas doações foram usadas para fins de caridade. Como referiu a CNBC, dois terços do dinheiro restante destinam-se a equilibrar o orçamento interno do Vaticano.

A notícia pode ser alarmante para os doadores, cuja intenção era ajudar os necessitados e não pagar o défice administrativo do Vaticano. Este passou de 76 milhões de dólares (cerca de 68 milhões de euros) para 333 milhões de dólares (299 milhões de euros) em 2018. A eleição do Papa Francisco em 2013 dependia de aliviar as questões financeiras da Santa Fé.

Enquanto isso, em novembro, o Papa também demitiu o principal regulador financeiro do Vaticano, alegando a sua conexão com o escândalo imobiliário em Londres.

O relatório aponta que a crescente dívida do Vaticano se deve, em grande parte, ao aumento dos salários e à diminuição dos investimentos, além de outras falhas financeiras.

Contudo, segundo o ATI, o mais perturbador talvez seja o fato de um Papa poder usar as doações para o ministério. Além disso, os ativos da Peter’s Pence diminuíram desde que Francisco foi nomeado. Nos últimos seis anos, os ativos de 775 milhões de dólares (696 milhões de euros) passaram a 665 milhões (597 milhões de euros).

catholicism / Flickr

O Papa Francisco

A Pence’s Peter (também conhecida como Denarii Sancti Petri ou Óbolo de São Pedro) recebe doações de católicos romanos todos os anos, no mês de junho. O site da instituição de caridade indica trata-se de “um dia para as obras de caridade”.

“Essas doações de fiéis individuais ou de igrejas locais aumentam a consciência de que todos os batizados são chamados a sustentar o trabalho de evangelização e, ao mesmo tempo, a ajudar os pobres da maneira que for possível”, lê-se no site.

Devido a estas questões, apontou o ATI, não é surpreendente o facto de a Peter’s Pence não estar listada em sites de ‘ranking’ de caridade, como o Charity Navigator, o CharStar Watch ou o GuideStar.

O site da Peter’s Pence simplesmente fornece números de transferência bancária que levam a um banco italiano. “É uma prática antiga que começou com a primeira comunidade dos apóstolos”, pode ler-se. “Continua a ser repetido porque a caridade distinguiu os discípulos de Jesus”, acrescenta.

Esta revelação é mais um dos escândalos que têm marcado o Vaticano nos últimos anos, desde a invasão da polícia da Santa Fé à Secretária de Estado e a sede financeira, em outubro, até às acusações de abuso sexual por parte de cardeais.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. 10% das doações vão para os necessitados.
    90% das doações destinam-se ao pagamento dos honorários dos advogados encarregues de defender os cardeais e demais… dos crimes de abusos sexuais.

  2. INACREDITAVEL… não foi o que Cristo pregou mas sim o que os humanos gananciosos e luxuriosos praticam na Igreja há seculos a esta parte.

  3. A fraude das Igrejas.
    O que interessa é manter sempre pobrezinhos para se poder fazer a tão apregoada caridade cristã
    Só os aditivados continuam a acreditar nesta fantochada.

  4. esqueçam , andar a sustentar chulos e chulas , eu acredito na minha fé e rezo para o meu deus e ajudo eu própio pessoas, não preciso deles, basta eu querer e se calhar tenho mais fé em deus do que essa palhaçada de chulos, igrejas com pessoas como nós , pareçe os velhos tempos das espadas onde se sacrificava tudo por deuses , mas muito importante respeito os outros e peço desculpa não quero ofender ninguém.

    • Não me parece muito saudável falar com seres imaginários, mas, mal por mal, sempre é melhor isso que recorrer aos “intermediários” vigaristas das Igrejas!…

  5. Em conversas sobre o tema, já imensas vezes questionei que ajuda dá a Igreja aos mais necessitados e apesar de não poder afirmar o que não sei com certeza, sempre achei que não ajudaria tanto quanto pode. Por isso, esta notícia não me surpreende nada. A ser verdade, e tudo aponta para que seja, só confirma o que sempre achei.

  6. Há uns anos estava numa missa em Lisboa e o padre anunciou que o peditório desse dia era para o Óbolo de São Pedro, explicando que se tratava do «saco azul do Papa».
    Foi dos momentos de honestidade mais bonitos a que já assisti, nunca me esquecerei.

  7. quando alguém sober dizer que alguma religião é a boa e que tudo fazem para os outros e não para o intereço de cada um que está a frende delas, irei começar a acreditar até em deus

RESPONDER

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …