Instituição de caridade do Vaticano só entrega 10% das doações para os necessitados

O Vaticano arrecada anualmente mais de 55 milhões de dólares (aproximadamente 49 milhões de euros) em doações através do fundo de caridade de Peter’s Pence. Contudo, apenas 10% desse montante chega aos necessitados, com o Papa Francisco a poder usar legalmente o restante valor.

De acordo com um relatório do Wall Street Journal, citado pelo All That’s Interesting (ATI), apenas 10% dessas doações foram usadas para fins de caridade. Como referiu a CNBC, dois terços do dinheiro restante destinam-se a equilibrar o orçamento interno do Vaticano.

A notícia pode ser alarmante para os doadores, cuja intenção era ajudar os necessitados e não pagar o défice administrativo do Vaticano. Este passou de 76 milhões de dólares (cerca de 68 milhões de euros) para 333 milhões de dólares (299 milhões de euros) em 2018. A eleição do Papa Francisco em 2013 dependia de aliviar as questões financeiras da Santa Fé.

Enquanto isso, em novembro, o Papa também demitiu o principal regulador financeiro do Vaticano, alegando a sua conexão com o escândalo imobiliário em Londres.

O relatório aponta que a crescente dívida do Vaticano se deve, em grande parte, ao aumento dos salários e à diminuição dos investimentos, além de outras falhas financeiras.

Contudo, segundo o ATI, o mais perturbador talvez seja o fato de um Papa poder usar as doações para o ministério. Além disso, os ativos da Peter’s Pence diminuíram desde que Francisco foi nomeado. Nos últimos seis anos, os ativos de 775 milhões de dólares (696 milhões de euros) passaram a 665 milhões (597 milhões de euros).

catholicism / Flickr

O Papa Francisco

A Pence’s Peter (também conhecida como Denarii Sancti Petri ou Óbolo de São Pedro) recebe doações de católicos romanos todos os anos, no mês de junho. O site da instituição de caridade indica trata-se de “um dia para as obras de caridade”.

“Essas doações de fiéis individuais ou de igrejas locais aumentam a consciência de que todos os batizados são chamados a sustentar o trabalho de evangelização e, ao mesmo tempo, a ajudar os pobres da maneira que for possível”, lê-se no site.

Devido a estas questões, apontou o ATI, não é surpreendente o facto de a Peter’s Pence não estar listada em sites de ‘ranking’ de caridade, como o Charity Navigator, o CharStar Watch ou o GuideStar.

O site da Peter’s Pence simplesmente fornece números de transferência bancária que levam a um banco italiano. “É uma prática antiga que começou com a primeira comunidade dos apóstolos”, pode ler-se. “Continua a ser repetido porque a caridade distinguiu os discípulos de Jesus”, acrescenta.

Esta revelação é mais um dos escândalos que têm marcado o Vaticano nos últimos anos, desde a invasão da polícia da Santa Fé à Secretária de Estado e a sede financeira, em outubro, até às acusações de abuso sexual por parte de cardeais.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. 10% das doações vão para os necessitados.
    90% das doações destinam-se ao pagamento dos honorários dos advogados encarregues de defender os cardeais e demais… dos crimes de abusos sexuais.

  2. INACREDITAVEL… não foi o que Cristo pregou mas sim o que os humanos gananciosos e luxuriosos praticam na Igreja há seculos a esta parte.

  3. A fraude das Igrejas.
    O que interessa é manter sempre pobrezinhos para se poder fazer a tão apregoada caridade cristã
    Só os aditivados continuam a acreditar nesta fantochada.

  4. esqueçam , andar a sustentar chulos e chulas , eu acredito na minha fé e rezo para o meu deus e ajudo eu própio pessoas, não preciso deles, basta eu querer e se calhar tenho mais fé em deus do que essa palhaçada de chulos, igrejas com pessoas como nós , pareçe os velhos tempos das espadas onde se sacrificava tudo por deuses , mas muito importante respeito os outros e peço desculpa não quero ofender ninguém.

    • Não me parece muito saudável falar com seres imaginários, mas, mal por mal, sempre é melhor isso que recorrer aos “intermediários” vigaristas das Igrejas!…

  5. Em conversas sobre o tema, já imensas vezes questionei que ajuda dá a Igreja aos mais necessitados e apesar de não poder afirmar o que não sei com certeza, sempre achei que não ajudaria tanto quanto pode. Por isso, esta notícia não me surpreende nada. A ser verdade, e tudo aponta para que seja, só confirma o que sempre achei.

  6. Há uns anos estava numa missa em Lisboa e o padre anunciou que o peditório desse dia era para o Óbolo de São Pedro, explicando que se tratava do «saco azul do Papa».
    Foi dos momentos de honestidade mais bonitos a que já assisti, nunca me esquecerei.

  7. quando alguém sober dizer que alguma religião é a boa e que tudo fazem para os outros e não para o intereço de cada um que está a frende delas, irei começar a acreditar até em deus

RESPONDER

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …