Inspetora do SEF terá recebido “caixas de vitamina C” para acelerar processos

1

Uma inspetora coordenadora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) terá recebido ‘luvas’ escondidas em caixas de vitamina C para acelerar processos de legalização de imigrantes.

A inspetora e um advogado estão a ser julgados no Tribunal de Loures por crimes de corrupção, denegação de justiça, prevaricação, abuso de poder, falsificação de documento e furto. O advogado pagaria à inspetora do SEF para beneficiar os seus clientes, avança o Jornal de Notícias.

Sónia Francisco está atualmente suspensa de funções, mas foi coordenadora do Posto de Atendimento em Alverca. Além disso, foi inspetora no Departamento Regional de Emissão Documental da Direção Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo. Os crimes terão acontecido entre 2015 e 2018.

A inspetora do SEF usaria vagas de atendimento extra para atender clientes de advogados amigos, escreve o JN. A arguida terá usado o esquema para atender 42 imigrantes meses antes da data agendada.

O Ministério Público entende que era um “claro aproveitamento das funções que lhe incumbiam, sendo dada preferência a atendimentos sem marcação prévia a requerentes acompanhados de determinados advogados”.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a inspetora recebia e entregava documentação ao advogado em locais públicos. Numa das ocasiões, o jurista entregou “uma caixa de medicamento “Redoxon” (vitamina C) no interior da qual estavam oito notas de 50 euros.

Além disso, segundo a acusação, também lhe deu uma mica transparente contendo documentos relativos a processos instruídos por si.

Pelos serviços prestados aos imigrantes, o advogado Miguel Rijo cobrava quantias entre 200 e 500 euros por cada processo.

ZAP //

1 Comment

  1. Certamente amiga do Costa e do Marcelo esta inspectora tem luz verde para tudo. As mexidas constantes de Costa e de Marcelo na justiça visam isso mesmo. Marcelo e Costa são reis e promovem a corrupção e o compadrio em Portugal. Portugal está como está graças a eles dois.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.