Inscrições para provas e exames terminam a 19 de março

As inscrições para as provas finais de ciclo e exames de acesso ao Ensino Superior terminam na próxima semana e são gratuitas, mas os alunos do secundário que se inscrevam fora de prazo pagam 25 euros.

Os alunos internos do Ensino Básico não precisam de se inscrever.

Começaram na segunda-feira e terminam a 19 de março as inscrições para as provas finais do 1º ao 3º ciclo, as provas de equivalência à frequência do básico e os exames nacionais do Ensino Secundário.

Este ano, os primeiros a mostrar os seus conhecimentos voltam a ser os alunos mais novos: os estudantes do 4º e 6º ano vão realizar a prova final de Português a 19 de maio e a de Matemática a 21 de maio.

A primeira fase das provas finais do 1º ciclo prolonga-se até 23 de junho e a segunda fase decorre entre 25 de junho e 17 de julho.

Já no Ensino Secundário, os exames finais nacionais e as provas de equivalência à frequência do ensino realizaram-se em duas fases a ocorrer em junho e julho: a 1º fase começa a 17 de junho com a prova de Filosofia e termina a 27 de junho; a 2º fase realiza-se entre 17 e 21 de julho.

Os alunos do 1º e 2º ciclos poderão fazer as provas finais em duas fases (já em maio ou em julho), enquanto as provas finais do 3º ciclo de Português e Matemática terão apenas uma fase com duas chamadas, que se realizará em junho e julho.

Casos especiais pagam inscrição

A inscrição nas provas é gratuita para a grande maioria dos estudantes que o façam até 19 de março, mas terá um custo de 20 euros para os que falhem os prazos. Os internos não necessitam de inscrição.

Os casos de alunos obrigados a pagar propina são muito específicos, tais como serem estudantes matriculados no ensino individual e doméstico; estarem retidos por faltas ou frequentarem estabelecimentos do ensino particular e cooperativo sem autonomia pedagógica.

Nestes casos, terão de pagar 10 euros, em cada fase das provas de equivalência à frequência, mas também existem situações que implicam o pagamento de cinco euros, como é o caso dos alunos que fazem as provas mas não têm aprovação na avaliação sumativa final do 3º período.

Já no que toca ao Ensino Secundário, os alunos internos e autopropostos devem inscrever-se obrigatoriamente para a 1ª fase dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos 11º e 12º anos de escolaridade seja para aprovação, melhoria de classificação ou exclusivamente para ingresso ou prosseguimento de estudos no Ensino Superior.

As inscrições para a 1ª fase são também entre 10 e 19 de março, sendo o prazo de inscrição para a 2º fase entre 14 e 15 de julho.

A inscrição nos exames finais é gratuita, mas quem se inscrever fora do prazo terá de pagar 25 euros. Além disso, os alunos que queiram fazer melhoria de nota também terão de pagar 10 euros por cada disciplina.

O dinheiro das inscrições de diferentes níveis de ensino constitui uma receita própria da escola.

Ingresso no Ensino Superior

O Júri Nacional de Exames (JNE) relembra que caso os alunos tenham realizado exames correspondentes às provas de ingresso em 2012 e ou 2013, devem confirmar a sua validade e elegibilidade para o curso do Ensino Superior pretendido.

As provas de ingresso exigidas para cada curso de Ensino Superior são as fixadas pelas respectivas instituições, sendo possível saber quais as provas necessárias no sítio da Internet www.dges.mctes.pt.

Todas as informações relativas ao acesso ao Ensino Superior estão disponíveis no Guia Geral de Exames – 2014, que está acessível no site da DGE/JNE (www.dge.mec.pt/jurinacionalexames/) e no portal da Direção Geral do Ensino Superior ( www.dges.mctes.pt).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …