Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico.

Este período começou há 12 mil anos e terminou em diferentes datas nas distintas partes do mundo, recorda o portal Ahram Online.

O secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, assinalou que milhares de inscrições em pedra, datadas da época anterior à primeira dinastia, foram encontradas num vale circular semifechado.

Alguns representam cenas com animais que habitavam a área naquela época, como girafas, elefantes e crocodilos. Outros mostram uma pequena cidade, pastoreio de gado e plantio de árvores.

É especificado que algumas das inscrições trazem sinais da realeza egípcia, como o deus Hórus, o falcão. Segundo o site do Luxor Times, especialistas reconheceram alguns dos símbolos que pertencem aos reis que governaram o Egito em tempos pré-dinásticos, como Narmer.

https://twitter.com/Bennu/status/1126787973838774274

Abdel-Moneim Saeed, diretor-geral da Aswan and Nubian Antiquities, disse que também foram encontrados motivos sagrados em alguns blocos, como o símbolo sagrado de Hórus, bem como outras decorações de folhagem.

Assuão é uma cidade do sul do Egito, a 950 quilómetros de distância do Cairo. É um movimentado mercado e centro turístico, na margem leste do Nilo, na primeira catarata. A cidade moderna expandiu-se e inclui a comunidade anteriormente separada na ilha de Elefantina. A cidade faz parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria de artesanato e arte popular

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo esclarece: pausa de Natal nas escolas terá os mesmos 11 dias

O Ministério da Educação esclareceu que as férias de Natal do próximo ano letivo terão os mesmos 11 dias de 2018/2019, depois de o calendário escolar para 2019/2020 ter revelado uma interrupção de quase três …

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …