Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico.

Este período começou há 12 mil anos e terminou em diferentes datas nas distintas partes do mundo, recorda o portal Ahram Online.

O secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, assinalou que milhares de inscrições em pedra, datadas da época anterior à primeira dinastia, foram encontradas num vale circular semifechado.

Alguns representam cenas com animais que habitavam a área naquela época, como girafas, elefantes e crocodilos. Outros mostram uma pequena cidade, pastoreio de gado e plantio de árvores.

É especificado que algumas das inscrições trazem sinais da realeza egípcia, como o deus Hórus, o falcão. Segundo o site do Luxor Times, especialistas reconheceram alguns dos símbolos que pertencem aos reis que governaram o Egito em tempos pré-dinásticos, como Narmer.

https://twitter.com/Bennu/status/1126787973838774274

Abdel-Moneim Saeed, diretor-geral da Aswan and Nubian Antiquities, disse que também foram encontrados motivos sagrados em alguns blocos, como o símbolo sagrado de Hórus, bem como outras decorações de folhagem.

Assuão é uma cidade do sul do Egito, a 950 quilómetros de distância do Cairo. É um movimentado mercado e centro turístico, na margem leste do Nilo, na primeira catarata. A cidade moderna expandiu-se e inclui a comunidade anteriormente separada na ilha de Elefantina. A cidade faz parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria de artesanato e arte popular

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal volta a absolver Duarte Lima de abuso de confiança

O tribunal voltou a absolver Duarte Lima do crime de abuso de confiança, quanto à alegada apropriação indevida de dinheiro da sua ex-cliente Rosalina Ribeiro. O tribunal manteve esta quarta-feira a absolvição de Duarte Lima do …

Extrema-direita recebida no parlamento entre o silêncio e o ataque frontal

A agência Lusa questionou diretamente nove dos partidos com assento parlamentar (PS, PSD, BE, PCP, CDS, PAN, CDS, PEV, Iniciativa Liberal e Livre) sobre se a entrada da extrema-direita na Assembleia da República, com o …

União Europeia anuncia 540 milhões para investir no "Nosso Oceano"

A União Europeia vai anunciar esta quarta-feira compromissos no valor de 540 milhões de euros para manter os oceanos limpos, assim como um mapa para acompanhar o que se faz nesse sentido, na abertura da …

Escócia e Gales querem eleições se houver adiamento do Brexit

Os chefes dos governos da Escócia e de Gales defenderam hoje eleições antecipadas no Reino Unido no caso de uma extensão do prazo de saída do país da União Europeia. “Quero que se realizem eleições gerais. …

Governo grego apresenta legislação mais restritiva do direito de asilo

O Governo grego enviou na terça-feira ao parlamento uma proposta de lei que endurece os procedimentos para concessão de asilo, reforça os poderes de detenção e acelera as deportações, noticiou a imprensa. A proposta, de 250 …

Libertadores. Jesus veta acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino

Escreve a imprensa brasileira que Jorge Jesus vetou o acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino que antecede o jogo com o Grémio para a Libertadores, que vai decidir um dos finalistas da competição. …

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …