Inscrição cristã com mais de 1500 anos foi encontrada em Israel (e tem uma dedicatória a Jesus)

Tzachi Lang / Israel Antiquities Authority.

Inscrição cristã

Uma inscrição cristã – escrita em grego antigo – foi encontrada na vila de et-Taiyiba, no vale de Jezreel, e faz parte da moldura de uma porta de entrada de uma igreja do período bizantino, acreditam os arqueólogos.

A pedra com a frase “Cristo nasceu de Maria” levou os arqueólogos a confirmarem a existência de igrejas cristãs em locais primitivos árabes há pelo menos 1.500 anos, em Israel.

“É uma inscrição em forma de dedicatória que foi gravada durante a construção dos alicerces da igreja”, disse Leah Di-Segni, investigadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém que decifrou o texto.

O artefacto, revelado por investigadores do Instituto de Antiguidade de Israel, aponta evidências da presença de templos antes do advento do Islão e sugere que estes permaneceram em atividade durante o período muçulmano.

“A importância da inscrição é que até agora não sabíamos se existiam igrejas deste período nesta região”, disse o arqueólogo Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel, ao jornal The Times of Israel.

Segundo os arqueólogos, a pedra com a mensagem dedicada a Jesus Cristo foi encontrada num lugar que seria a parede de uma entrada de uma igreja construída na era bizantina. Neste período, dominado pelo Império Romano, a arte tinha fortes traços políticos-religiosos, relembra a CNN.

Para Walid Atrash, a confirmação da existência de igrejas na região “não é surpreendente” pois já tinham sido encontradas, anteriormente, ruínas de supostos templos cristãos. A descoberta da inscrição “fechou o círculo, e agora sabemos que havia cristãos nesta zona durante esta era”, diz o arqueólogo.

Significado da inscrição

A frase “Cristo nasceu de Maria” consta escrita na pedra que continha sete linhas, mas que foram parcialmente destruídas pelo tempo.

De acordo com Leah Di Segni, a expressão “Cristo nasceu de Maria” serve como um amuleto de “boa sorte“ para afastar o mau-olhado.

A menção ao arcebispo Teodósio na inscrição é outra evidência de que a pedra estava colocada numa igreja e não num mosteiro.

“A inscrição saúda aqueles que entram e abençoa-os. Portanto, é claro que o edifício era uma igreja, e não um mosteiro: as igrejas saudavam os crentes na entrada, enquanto os mosteiros tendiam a não fazer isso”, disse Di Segni.

Segundo os especialistas, a inscrição estava situada dentro da parede da igreja e não era visível. A suspeita é de que o edíficio tenha sido destruído num dos vários terremotos que atingiram a região durante essa época.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Revela interesse a descoberta. No entanto há afirmações no artigo que levantam uma série de questões e se alguém ajudar a esclarecer agradeço:
    1. A inscrição é seguramente maior, isto é, tem mais conteúdo do que os investigadores referem (Cristo nasceu de Maria), A inscrição corresponde a 7 linhas
    2. O texto está escrito em maiúsculas, excepto a palavra Θεoς (na segunda linha), que significa Deus em grego e aparece em minúsculas, só a primeira letra Θ é maiúscula.
    3. As palavras ΧΡΙΣΤΟΣ (CRISTO) e ΜΑΡΙΑ (MARIA) não são percetíveis neste documento: talvez esteja mais claro no original
    4. Por isso, a frase Ο ΧΡΙΣΤΟΣ ΓΕΝΝΗΣΕ ΤΗΝ ΜΑΡΙΑ (Cristo nasceu de Maria) não consigo enxergar.
    5. Onde entra a palavra Θεός (Deus) a mais explicita?
    Se alguém souber e me quiser matar a curiosidade e a ignorância, agradeço

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …