Inscrição antiga revela cidade esquecida na Turquia que terá derrotado o rei Midas

James Osborne

No inverno passado, um agricultor do sul da Turquia encontrou uma grande pedra semi-submersa num canal de irrigação com inscrições misteriosas. Agora, a rocha revelou a história de uma antiga civilização perdida que terá derrotado o reino da Frígia do rei Midas no final do século VIII a.C.

De acordo com um comunicado da Universidade de Chicago, alguns meses depois de descobrir a pedra, o agricultor avisou arqueólogos locais sobre a sua existência. Com um trator, o agricultor ajudou os arqueólogos a retirar o pesado bloco de pedra do canal.

“Imediatamente era claro que era antigo e reconhecemos a língua em que estava escrito: luvita, usada nas idades de Bronze e Ferro na região”, disse James Osborne, arqueólogo e professor assistente de Arqueologia Anatólia da Universidade de Chicago.

A estela estava coberta de hieróglifos escritos em luvita, uma das mais antigas línguas indo-europeias. A linguagem escrita, composta de símbolos hieroglíficos nativos da antiga Turquia, é lida em sequências alternadas da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.

“Não fazíamos ideia da existência deste reino”, continuou Orborne. “Num piscar de olhos, tivemos novas informações profundas sobre a Idade do Ferro no Médio Oriente”.

A pedra conta a história de um reino antigo que derrotou Frígia, que era governado pelo rei Midas. Segundo a mitologia grega, Midas transformava tudo o que tocava em ouro. Um símbolo na pedra indicava que esta era uma mensagem que vinha diretamente do seu governante, o rei Hartapu. Uma parte da pedra dizia: “Os deuses da tempestade entregaram os reis [rivais] à sua majestade”.

O reino perdido terá existido entre os séculos IX e VII a.C. e, no seu auge, provavelmente terá cobrido cerca de 120 hectares. Era um dos maiores assentamentos existentes na Turquia antiga na época.

A sua capital localizava-se no que é hoje o sítio arqueológico de Turkmen-Karahoyuk. O Projeto de Pesquisa Arqueológica Regional de Konya identificou este assentamento como um importante sítio arqueológico em 2017.

Ainda não se sabe qual era o nome deste reino. Por outro lado, esta inscrição não é a primeira menção ao rei Hartapu. A 16 quilómetros a sul, os arqueólogos descobriram anteriormente inscrições hieroglíficas num vulcão que se referia ao rei Hartapu. Essa inscrição não revelava, porém, quem era nem que reino governava.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …