Inovação das ferramentas Neandertais foi impulsionada pelas alterações climáticas

Acredita-se que os Neandertais tenham andado pela Terra durante cerca de 360 mil anos, período durante o qual o planeta experienciou vários ciclos glaciais. Agora, um novo estudo revela que não morreram sem dar luta.

De acordo com o site IFLScience, o novo estudo apresenta uma análise detalhada das ferramentas Neandertais recuperadas de Sesselfelsgrotte, caverna na Alemanha considerada um dos mais importantes sítios Neandertais na Europa central.

Utilizando técnicas de digitalização 3D, os investigadores foram capazes de observar estes utensílios com detalhes sem precedentes, observando que tinham vários formatos e tamanhos.



Esta variação no design das ferramentas oferece novas luzes sobre a complexidade das estratégias de sobrevivência dos Neandertais já que, geralmente, se acredita que estes hominíneos dependiam sobretudo de facas de pedra de uma lâmina conhecidas como Keilmesser.

No entanto, muitas das ferramentas encontradas em Sesselfelsgrotte continham várias lâminas, com várias bordas a ser afiadas para maximizar a superfície de corte.

Ao interpretar esta descoberta, os autores do estudo, publicado, a 19 de agosto, na revista científica PLOS One, sugerem que essas facas mais complexas tornaram-se comuns numa altura em que as temperaturas globais caíam de forma significativa há cerca de 60 mil anos.

À medida que o gelo se espalhava pela terra, os Neandertais descobriram que tinham menos acesso a recursos vitais e, portanto, foram forçados a adotar um estilo de vida mais nómada. Isso exigiu o desenvolvimento de ferramentas mais duradouras que pudessem ser utilizadas durante viagens longas, sem terem de ser substituídas tão regularmente como as antigas facas.

Em comunicado, o autor do estudo, Thorsten Uthmeier, investigador do Instituto de Pré-história e História Antiga da Universidade de Erlangen-Nuremberga (FAU), disse que o desenvolvimento de facas de formato bifacial durante este período “não é apenas uma prova direta das habilidades de planeamento avançado dos nossos parentes extintos, mas também uma reação estratégica às restrições impostas por condições naturais adversas.”

“Ao contrário do que algumas pessoas afirmam, o desaparecimento dos Neandertais não pode ter sido resultado de uma falta de inovação ou pensamento metódico”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …