Diagnóstico errado de esquizofrenia foi, afinal, provocado por arranhão de gato

Subitamente, um adolescente dos EUA começou a experienciar pensamentos psicóticos intensos: alucinações, delírios, pensamentos suicidas e homicidas. Sem sinais prévios de doença mental, tudo apontava para esquizofrenia.

Porém, quando todos os tratamentos normais falharam no rapaz de 14 anos, os médicos procuraram noutro lugar e encontraram um problema bem diferente.

O verdadeiro culpado pelo declínio da saúde mental do adolescente foi uma bactéria associada ao que é conhecido como “doença do arranhão do gato”. O paciente está bem, mas o caso deixou os investigadores curiosos sobre as ligações entre infeção e doença neurológica.

A Bartonella henselae é uma bactéria que costuma estar presente no sangue de gatos, especialmente crias. Transmitido através de uma mordida ou arranhão, pode produzir inchaço e lesões localizadas e, ocasionalmente, problemas mais sérios no coração e no sistema nervoso. Mas uma coisa pela qual não é conhecida é por causar esquizofrenia.

Quando o adolescente, descrito como sociável e feliz, desenvolveu de repente um leque de sintomas em 2015 – incluindo ameaças de suicídio – ninguém pensou numa infeção.

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, sugerem que este poderia ser um exemplo claro de um vínculo que anteriormente ignorado. “Este caso é interessante por uma série de razões”, referiu Ed Breitschwerdt.

“Além de sugerir que a própria infeção por Bartonella poderia contribuir para distúrbios neuropsiquiátricos progressivos, como a esquizofrenia, levanta a questão de quantas vezes a infeção pode ter estado envolvida com distúrbios psiquiátricos em geral”, disse, de acordo com o estudo publicado na revista Journal of Central Nervous System Disease.

O resultado do jovem foi feliz no final, mas demorou algum tempo para chegar lá. Os tratamentos iniciais não foram totalmente ineficazes. Uma semana a tomar aripiprazol no hospital ajudou a reduzir a as ideias suicidas e homicidas, mas ainda o deixou a experienciar psicose.

Nas semanas seguintes, tornou-se cada vez mais disfuncional, com explosões de raiva e medos irracionais, tornando a vida normal impossível – até suspeitava que o gato da família estava disposto a matá-lo.

Só depois de dez meses é que que os pais se depararam com a primeira pista de que outra coisa estava a acontecer. Eram pouco mais do que linhas vermelhas na sua pele – erupções tomadas como os tipos de estrias que os adolescentes têm quando crescem.

No início de 2017, um médico avaliou as lesões e ligou os pontos, sugerindo que as bactérias transmitidas por gatos poderiam estar por trás da psicose. Não é desconhecido que neurobartonellosis – o impacto neurológico de uma infecção por Bartonella –  possa influenciar o comportamento, causando episódios de confusão e sintomas neurológicos.

Há evidências crescentes que sugerem que o parasita protozoário Toxoplasma gondii, também associado aos pequenos felinos, está ligado à esquizofrenia. Felizmente, os sintomas de psicose da criança diminuíram após fazer quimioterapia antimicrobiana, fazendo com que regressasse ao seu estado anterior de saúde física e mental.

O caso oferece uma peça intrigante de evidência que apoia a visão emergente de que, em pelo menos uma proporção de casos, sintomas de comprometimento neurológico podem ter as suas raízes numa infecção. Não só a esquizofrenia, mas também o Alzheimer e até a doença de Parkinson, podem ter uma relação complicada com os micróbios.

“Além deste caso, há muito movimento na tentativa de entender o papel potencial de infeções virais e bacterianas nestas doenças clinicamente complexas. Este caso dá-nos a prova de que pode haver uma conexão e oferece uma oportunidade para futuras investigações”, disse Breitschwerdt.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não distinguem uma PSICOSE SINTOMÁTICA de uma ESQUIZOFRENIA?
    Nem sequer estudasram em condições o tratado (americano) de Kaplan & Sadock’s!

RESPONDER

Identificar, agir e respirar fundo. Na Coreia do Sul, as equipas de rastreio de elite mostraram como combater a covid-19

A Coreia do Sul tem uma das taxas mais baixas de infeções com origem desconhecida - cerca de 8%, um número que contrasta com a taxa de mais de 50% noutros países com novos surtos …

Hackers desenvolvem tecnologia para combater a violência doméstica

Em Israel, um grupo de hackers juntou-se para criar uma tecnologia de aplicações móveis que permitem ajudar pessoas em contexto de violência doméstica, mesmo antes desta acontecer. Em outubro de 2019, o assassinato de Michal Sela …

ALMA captura "fábrica agitada" de planetas

Os ambientes de formação planetária podem ser muito mais complexos e caóticos do que o que se pensava. Isto é evidenciado por uma nova imagem da estrela RU Lup, feita com o ALMA (Atacama Large …

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …