Diagnóstico errado de esquizofrenia foi, afinal, provocado por arranhão de gato

Subitamente, um adolescente dos EUA começou a experienciar pensamentos psicóticos intensos: alucinações, delírios, pensamentos suicidas e homicidas. Sem sinais prévios de doença mental, tudo apontava para esquizofrenia.

Porém, quando todos os tratamentos normais falharam no rapaz de 14 anos, os médicos procuraram noutro lugar e encontraram um problema bem diferente.

O verdadeiro culpado pelo declínio da saúde mental do adolescente foi uma bactéria associada ao que é conhecido como “doença do arranhão do gato”. O paciente está bem, mas o caso deixou os investigadores curiosos sobre as ligações entre infeção e doença neurológica.

A Bartonella henselae é uma bactéria que costuma estar presente no sangue de gatos, especialmente crias. Transmitido através de uma mordida ou arranhão, pode produzir inchaço e lesões localizadas e, ocasionalmente, problemas mais sérios no coração e no sistema nervoso. Mas uma coisa pela qual não é conhecida é por causar esquizofrenia.

Quando o adolescente, descrito como sociável e feliz, desenvolveu de repente um leque de sintomas em 2015 – incluindo ameaças de suicídio – ninguém pensou numa infeção.

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, sugerem que este poderia ser um exemplo claro de um vínculo que anteriormente ignorado. “Este caso é interessante por uma série de razões”, referiu Ed Breitschwerdt.

“Além de sugerir que a própria infeção por Bartonella poderia contribuir para distúrbios neuropsiquiátricos progressivos, como a esquizofrenia, levanta a questão de quantas vezes a infeção pode ter estado envolvida com distúrbios psiquiátricos em geral”, disse, de acordo com o estudo publicado na revista Journal of Central Nervous System Disease.

O resultado do jovem foi feliz no final, mas demorou algum tempo para chegar lá. Os tratamentos iniciais não foram totalmente ineficazes. Uma semana a tomar aripiprazol no hospital ajudou a reduzir a as ideias suicidas e homicidas, mas ainda o deixou a experienciar psicose.

Nas semanas seguintes, tornou-se cada vez mais disfuncional, com explosões de raiva e medos irracionais, tornando a vida normal impossível – até suspeitava que o gato da família estava disposto a matá-lo.

Só depois de dez meses é que que os pais se depararam com a primeira pista de que outra coisa estava a acontecer. Eram pouco mais do que linhas vermelhas na sua pele – erupções tomadas como os tipos de estrias que os adolescentes têm quando crescem.

No início de 2017, um médico avaliou as lesões e ligou os pontos, sugerindo que as bactérias transmitidas por gatos poderiam estar por trás da psicose. Não é desconhecido que neurobartonellosis – o impacto neurológico de uma infecção por Bartonella –  possa influenciar o comportamento, causando episódios de confusão e sintomas neurológicos.

Há evidências crescentes que sugerem que o parasita protozoário Toxoplasma gondii, também associado aos pequenos felinos, está ligado à esquizofrenia. Felizmente, os sintomas de psicose da criança diminuíram após fazer quimioterapia antimicrobiana, fazendo com que regressasse ao seu estado anterior de saúde física e mental.

O caso oferece uma peça intrigante de evidência que apoia a visão emergente de que, em pelo menos uma proporção de casos, sintomas de comprometimento neurológico podem ter as suas raízes numa infecção. Não só a esquizofrenia, mas também o Alzheimer e até a doença de Parkinson, podem ter uma relação complicada com os micróbios.

“Além deste caso, há muito movimento na tentativa de entender o papel potencial de infeções virais e bacterianas nestas doenças clinicamente complexas. Este caso dá-nos a prova de que pode haver uma conexão e oferece uma oportunidade para futuras investigações”, disse Breitschwerdt.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não distinguem uma PSICOSE SINTOMÁTICA de uma ESQUIZOFRENIA?
    Nem sequer estudasram em condições o tratado (americano) de Kaplan & Sadock’s!

RESPONDER

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …

China criou um sistema para rastrear doenças infecciosas. Falhou (e já se sabe porquê)

Em 2002, o vírus SARS saiu da província chinesa de Cantão e propagou-se por 37 países, provocando 774 mortos e mais de oito mil infetados. Para que não voltasse a acontecer, o país criou um …

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …