Diagnóstico errado de esquizofrenia foi, afinal, provocado por arranhão de gato

Subitamente, um adolescente dos EUA começou a experienciar pensamentos psicóticos intensos: alucinações, delírios, pensamentos suicidas e homicidas. Sem sinais prévios de doença mental, tudo apontava para esquizofrenia.

Porém, quando todos os tratamentos normais falharam no rapaz de 14 anos, os médicos procuraram noutro lugar e encontraram um problema bem diferente.

O verdadeiro culpado pelo declínio da saúde mental do adolescente foi uma bactéria associada ao que é conhecido como “doença do arranhão do gato”. O paciente está bem, mas o caso deixou os investigadores curiosos sobre as ligações entre infeção e doença neurológica.

A Bartonella henselae é uma bactéria que costuma estar presente no sangue de gatos, especialmente crias. Transmitido através de uma mordida ou arranhão, pode produzir inchaço e lesões localizadas e, ocasionalmente, problemas mais sérios no coração e no sistema nervoso. Mas uma coisa pela qual não é conhecida é por causar esquizofrenia.

Quando o adolescente, descrito como sociável e feliz, desenvolveu de repente um leque de sintomas em 2015 – incluindo ameaças de suicídio – ninguém pensou numa infeção.

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, sugerem que este poderia ser um exemplo claro de um vínculo que anteriormente ignorado. “Este caso é interessante por uma série de razões”, referiu Ed Breitschwerdt.

“Além de sugerir que a própria infeção por Bartonella poderia contribuir para distúrbios neuropsiquiátricos progressivos, como a esquizofrenia, levanta a questão de quantas vezes a infeção pode ter estado envolvida com distúrbios psiquiátricos em geral”, disse, de acordo com o estudo publicado na revista Journal of Central Nervous System Disease.

O resultado do jovem foi feliz no final, mas demorou algum tempo para chegar lá. Os tratamentos iniciais não foram totalmente ineficazes. Uma semana a tomar aripiprazol no hospital ajudou a reduzir a as ideias suicidas e homicidas, mas ainda o deixou a experienciar psicose.

Nas semanas seguintes, tornou-se cada vez mais disfuncional, com explosões de raiva e medos irracionais, tornando a vida normal impossível – até suspeitava que o gato da família estava disposto a matá-lo.

Só depois de dez meses é que que os pais se depararam com a primeira pista de que outra coisa estava a acontecer. Eram pouco mais do que linhas vermelhas na sua pele – erupções tomadas como os tipos de estrias que os adolescentes têm quando crescem.

No início de 2017, um médico avaliou as lesões e ligou os pontos, sugerindo que as bactérias transmitidas por gatos poderiam estar por trás da psicose. Não é desconhecido que neurobartonellosis – o impacto neurológico de uma infecção por Bartonella –  possa influenciar o comportamento, causando episódios de confusão e sintomas neurológicos.

Há evidências crescentes que sugerem que o parasita protozoário Toxoplasma gondii, também associado aos pequenos felinos, está ligado à esquizofrenia. Felizmente, os sintomas de psicose da criança diminuíram após fazer quimioterapia antimicrobiana, fazendo com que regressasse ao seu estado anterior de saúde física e mental.

O caso oferece uma peça intrigante de evidência que apoia a visão emergente de que, em pelo menos uma proporção de casos, sintomas de comprometimento neurológico podem ter as suas raízes numa infecção. Não só a esquizofrenia, mas também o Alzheimer e até a doença de Parkinson, podem ter uma relação complicada com os micróbios.

“Além deste caso, há muito movimento na tentativa de entender o papel potencial de infeções virais e bacterianas nestas doenças clinicamente complexas. Este caso dá-nos a prova de que pode haver uma conexão e oferece uma oportunidade para futuras investigações”, disse Breitschwerdt.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não distinguem uma PSICOSE SINTOMÁTICA de uma ESQUIZOFRENIA?
    Nem sequer estudasram em condições o tratado (americano) de Kaplan & Sadock’s!

RESPONDER

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …