Uma popular influencer chinesa faleceu tragicamente este sábado, após um intenso regime de perda de peso. A morte foi confirmada pela família na sua página no Douyin, o equivalente ao TikTok na China.
A influencer chinesa Cuihua, uma jovem de 21 anos com excesso de peso, morreu este sábado, após ter estado nove meses em “campos de emagrecimento” na província de Shaanxi, no noroeste da China.
Cuihua estava a tentar “perder 90 kg rapidamente“, e publicava os seus progressos na rede social chinesa Douyin, onde encorajava os seus seguidores a combater a obesidade.
A influencer tinha quase 9000 seguidores na plataforma, onde desde 2022 documentava a sua jornada de perda de peso. Num vídeo recente, Cuihua disse que pesava 156 quilogramas.
Segundo o Insider, a sua rotina diária incluía exercícios cardio de alta intensidade, treino de força e uma dieta rigorosa de grãos integrais, couves, ovos e fruta.
A influencer conseguiu com este regime perder 36 kg em seis meses, com uma perda inicial de 25 kg nos primeiros dois meses.
A sua morte gerou críticas generalizadas nas redes sociais chinesas.
O “campo de emagrecimento” em que Cuihua se inscreveu é acusado de a ter pressionado demasiado, e demasiado depressa, e de não ter fundamentação científica suficiente para os métodos que preconiza.
Alguns comentários enfatizavam que alguém com a compleição de Cuihua não deveria ter realizado exercícios de tão alta intensidade, sugerindo que uma dieta mais razoável e exercícios de menor intensidade teriam mantido a frequência cardíaca num intervalo seguro.
A família de Cuihua, que não culpa o campo de emagrecimento pela sua morte, pede respeito pelo seu período de luto e desencoraja o cyberbullying contra os campos de emagrecimento.
Os “campos de emagrecimento” ganharam popularidade nos últimos anos na China, no âmbito de uma campanha nacional para combater as crescentes taxas de obesidade no país.
Segundo o SCMP, uma em cada dez crianças chinesas com 7 anos torna-se obesa até aos 17, e de acordo com um relatório de 2020 sobre Nutrição e Doenças Crónicas na China, mais de metade dos adultos chineses são obesos ou estão com excesso de peso.
No entanto, estes campos de emagrecimento têm estado sob escrutínio devido a casos como o de Cuihua. Relatórios sugerem que participantes nestes campos de emagrecimento por todo o país sofreram lesões, incluindo condições graves como a rabdomiólise.
Esta doença ocorre quando o tecido muscular danificado liberta toxinas na corrente sanguínea, podendo causar danos no coração e nos rins, incapacidade permanente ou até mesmo a morte.
Resultou!…