Inflação dispara para 8% em maio, o valor mais alto desde 1993

2

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 8% em maio, face aos 7,2% de abril, o valor mais alto desde fevereiro de 1993, avançou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a estimativa rápida publicada pelo INE esta terça-feira, a inflação em Portugal acelerou para 8% em maio. É o valor é o mais elevado desde fevereiro de 1993.

No mês anterior, a inflação tinha disparado para 7,2%, também na altura o valor mais elevado em 29 anos.

O indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma variação de 5,6%, segundo as estimativas do INE, sendo esse o registo mais elevado desde outubro de 1994.

Segundo o Observador, a energia continua a registar os valores mais elevados. A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido de 27,2%, um novo aumento em relação aos 26,7% de abril, o valor mais alto desde fevereiro de 1985.

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado “uma variação de 11,7% (9,4% em abril)”, indica o INE.

A variação média nos últimos doze meses é estimada em 3,4%, face aos 2,8% do mês anterior, enquanto o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que serve para comparações a nível europeu, terá registado uma variação homóloga de 8,1%, o que se traduz numa aceleração face aos 7,4% de abril.

Os dados definitivos sobre a inflação de maio serão publicados no dia 14 de junho pelo INE.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.