“Infiltrado” de Sócrates e conselheiro de Vieira liderou sondagem que dá vitória a Vieira

Estela Silva / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O antigo espião das “secretas” José Almeida Ribeiro, ex-Secretário de Estado de José Sócrates, é o director técnico da Aximage, empresa que recentemente divulgou uma sondagem a dar a Luís Filipe Vieira uma vitória “esmagadora” nas próximas eleições do Benfica. Almeida Ribeiro é também conselheiro do presidente dos encarnados.

Nos últimos dias foi divulgada uma sondagem feita pela Aximage para a TSF e o Jornal de Notícias (JN) que dá a Luís Filipe Vieira 81,2% das intenções de voto dos benfiquistas nas próximas eleições para a presidência do Benfica.

Os outros dois candidatos, Rui Gomes da Silva e João Noronha Lopes, recolheram apenas 3,3% e 2,7% das intenções de voto, respectivamente.

Os resultados da sondagem foram divulgados numa altura em que Vieira é também notícia por ser um dos acusados da Operação Lex, onde é suspeito de ter usado o Benfica em “benefício pessoal”.

A revista Visão avança, agora, que o director técnico da Aximage é também conselheiro do presidente do Benfica. Terá começado a trabalhar com Vieira há cerca de dois anos e meio a título informal, sem qualquer vínculo assinado, segundo a publicação.

Almeida Ribeiro terá começado a aconselhar Vieira numa altura em que o dirigente desportivo e o Benfica “se viram a braços com várias investigações judiciais e tiveram de lidar com a divulgação de milhares de e-mails internos, que haviam sido pirateados”, aponta a Visão.

A mesma revista reporta que “Almeida Ribeiro tem continuado a aconselhar informalmente Luís Filipe Vieira e o núcleo duro do dirigente máximo do clube” da Luz, apesar de a Aximage realizar sondagens sobre as eleições do Benfica, onde o dirigente é parte interessada.

Contactado pela Visão, Almeida Ribeiro não quis comentar um eventual conflito de interesses. “Não o conheço. Não falo com pessoas que não conheço e não sei quem o senhor é”, limitou-se a notar perante o jornalista.

Almeida Ribeiro foi espião do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e secretário de Estado Adjunto de José Sócrates.

Também integrou o gabinete de Cavaco Silva quando o ex-Presidente da República era primeiro-ministro e foi chefe de gabinete do antigo ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho.

Foi ainda conselheiro de António José Seguro, mas o jornal i noticiou que ele era, na verdade, um “infiltrado” de Sócrates no Largo do Rato, para que o ex-primeiro-ministro ficasse a conhecer tudo o que se passava nos bastidores do PS já quando estava a ser alvo da Operação Marquês. A ideia terá sido confirmada pelas escutas deste processo judicial.

Almeida Ribeiro é director técnico da Aximage desde Maio deste ano. A empresa de sondagens é detida por Marco Galinha que, por sua vez, é dono do Grupo Bel que integra o capital da Global Media Group do qual fazem parte a TSF, o JN, o Diário de Notícias e O Jogo.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O LFV é a vergonha nacional do futebol e da política. Como é que é possível em pleno século XXI haver um líder destes no maior clube de futebol de Portugal??!
    Rua LFV! Deixa o Benfica ser grande outra vez! E espero que o Noronha ou quem ganhe as eleições faça auditoria para desvendar as outras falcatruas que ainda não se conhecem dele!..

  2. Carrega Noronha Lopes, vamos dar cabo desse ex-presidiário nas próximas eleições do Benfica pois já chega de bandalheira e chacota internacional!! Este clube não passa de uma alegoria do que já foi noutros tempos, apesar de vender tantos milhões e ter tantos adeptos pagantes. Como é possível explicar?? Gestão incompetente de LFV durante demasiado tempo, está mais preocupado em usar o clube para os seus propósitos pessoais. Rua LFV!! Deixa o Benfica em paz.

  3. O LFV é o verdadeiro “artista” malabarista do futebol. A estragar o bom nome do Benfica há quase 20 anos… Carrega Noronha Lopes, tira este bandalho do poleiro pois já estamos fartos de corruptos neste país!!

RESPONDER

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …

Livro revela que antepassados de Joe Biden possuíam escravos

Uma investigação revelou que dois antepassados de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, foram proprietários de três escravos. Dois antepassados do lado paterno do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, eram proprietários de três escravos. Segundo …

Mudanças às regras do teletrabalho só serão votadas depois das autárquicas

O Parlamento só deverá votar os projetos de lei para alterar as regras do teletrabalho após as eleições autárquicas, com o pedido de adiamento do prazo para a apresentação a empurrar a votação final global …

Portugal é o país do mundo com maior taxa de vacinação completa

Esta quarta-feira, Portugal é o país do mundo com maior percentagem de população com a vacinação contra a covid-19 já completa. Portugal é o país em todo o mundo com uma maior percentagem da população já …

Quase todos os presidentes da câmara tentam a reeleição. Mais de metade entra no último mandato

Eleições de 2025 começam já a ser preparadas pelos partidos, dada o número significativo de autarcas que atinge o número máximo de mandatos permitidos por lei. As eleições autárquicas de 26 de setembro serão marcadas por …

"Portugal em situação única no mundo". Peritos defendem o fim de todas as restrições (só há duas dúvidas)

Os especialistas responsáveis pela definição das medidas contra a pandemia de covid-19 vão defender, nesta quinta-feira, na reunião do Infarmed, o fim de todas as restrições obrigatórias, considerando que chegou o momento da "libertação total". …

Associação Mutualista Montepio com prejuízo consolidado de 86 milhões em 2020

A Associação Mutualista Montepio teve um prejuízo consolidado de 86 milhões de euros em 2020, após um lucro de nove milhões de euros em 2019, penalizado pelas perdas de 81 milhões de euros do Banco …

"Uma morte horrível". Suspeitas de erro clínico no caso de mulher atacada por bode

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu um inquérito à morte de uma mulher de 81 anos que foi atacada por um bode. Há suspeitas de que houve um erro clínico, com uma alegada …

"Ontem estava fantástico, hoje arrasta os pés". Ex-secretária falou da saúde de Salgado após uma vida de trabalho

A saúde de Ricardo Salgado está a degradar-se e sente-se, sobretudo, ao nível da memória, contou a secretária do ex-banqueiro, Tereza Araújo, em tribunal no âmbito do julgamento do antigo presidente do Grupo Espírito Santo …