/

A retirada dos cremes com canabidiol foi em Agosto. Infarmed explica porque publicou agora o anúncio

dr

Aparentemente (quase) ninguém reparou, mas este “alerta” que o Infarmed tinha em destaque no seu site foi publicado em Agosto de 2023.

O Infarmed ordenou a suspensão de comercialização e retirada do mercado de dois cremes com canabidiol, cujo uso é proibido em produtos cosméticos, anunciou a autoridade do medicamento.

Numa informação que estava disponível na sua página da internet, o Infarmed explica que a decisão partiu de uma denúncia recebida relativa aos cremes Cannabiron CBD, da empresa Dietmed, e Good Cannabis, da Vitaceutics.

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde lembra a circular de 2022 relativa à utilização de canábis e seus derivados em produtos cosméticos.

Explica ainda que os cremes em causa têm na sua composição canabidiol, que é obtida através de extratos ou tinturas de canábis ou da sua resina e não é permitida em composição de produtos cosméticos.

“As entidades que disponham destes produtos não os devem disponibilizar” e os consumidores que possuam estes produtos “não os devem utilizar”, recomenda o Infarmed.

Data: Agosto de 2023

Este anúncio do Infarmed espalhou-se pelo país porque foi destaque em inúmeros meios de comunicação social, ao início da manhã desta quinta-feira.

Mas a nota informativa não era de hoje.

Aparentemente (quase) ninguém reparou, mas este “alerta” que o Infarmed tinha em destaque no seu site, logo na página inicial, foi publicado em Agosto de 2023.

A própria circular informativa associada ao artigo – que entretanto desapareceu – foi assinada no dia 17 de Agosto de 2023.

O ZAP contactou o Infarmed, que confirmou que a ordem da retirada foi no dia 17 de Agosto de 2023.

Agora esse aviso foi recuperado porque o Infarmed venceu um processo judicial.

Uma das empresas em causa apresentou uma providência cautelar, que impediu a retirada imediata do creme.

Mais de meio ano depois, o tribunal deu razão à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e, agora sim, a retirada dos cremes vai ser concretizada.

Curiosamente, esta confusão surgiu três dias depois de o ZAP ter destacado um estudo que avisa que afinal, os produtos de canabidiol (CBD) não são uma boa escolha para o tratamento da dor crónica, ao contrário daquilo que tem vindo a ser reportado em vários estudos científicos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.