Infantas Cristina e Elena vacinaram-se em Abu Dhabi

Juan Manuel Herrera / OAS

A Infanta Cristina de Borbón

As Infantas Elena e Cristina de Borbón foram vacinadas em Abu Dhabi, durante uma visita ao pai, o rei emérito Juan Carlos, que se refugiou no verão do ano passado.

Segundo o The Guardian, a Família Real espanhola está a ser alvo de duras críticas depois de as Infantas Elena e Cristina de Borbón terem sido vacinadas contra a covid-19 em fevereiro, durante uma visita ao seu pai, o rei emérito Juan Carlos, que se encontra em Abu Dhabi.

Elena e Cristina de Borbón, de 57 e 55 anos respetivamente, não cumprem critérios de prioridade para serem imunizadas em Espanha.

Em comunicado, a irmã mais velha de Felipe VI disse que o facto de terem sido vacinadas nos Emirados Árabes Unidos na primeira semana de fevereiro, com duas doses da vacina chinesa Sinopharm, “foi uma oportunidade que nos foi oferecida para podermos continuar a visitar o nosso pai”.

“Tanto a minha irmã como eu fomos visitar o nosso pai e, com o objetivo de ter um passaporte sanitário que nos permita fazê-lo regularmente, ofereceram-nos a hipótese de sermos vacinadas, a que acedemos”, lê-se na nota, a que o El Español teve acesso.

“Caso não se tivesse criado essa oportunidade”, a monarca afirma que iria continuar à espera que chegasse a sua vez para ser vacinada contra a covid-19.

A visita das Infantas terá servido para ajudar Juan Carlos a mudar-se do hotel Emirates Palace, onde vivia desde agosto, para uma moradia na ilha de Nurai. O antigo monarca também foi imunizado, tendo tido uma reação virulenta à vacina.

A Casa Real informou, esta terça-feira, que Felipe VI “não é responsável pelos atos das suas irmãs” e que ele, assim como a Rainha Letizia e as suas filhas, a Princesa Leonor e a Infanta Sofia, serão vacinados quando receberem indicação das autoridades de saúde espanholas, escreve o El País.

Segundo o Expresso, a ministra da Saúde espanhola também criticou, de forma indireta, o sucedido. “Neste país, precisamos de exemplaridade e por mim fico com a de Suas Majestades, que, como o resto dos espanhóis, serão vacinadas quando for a sua vez e com a vacina que lhes calhar”, afirmou Carolina Darias, questionada sobre o assunto.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …