/

Inês Henriques assediada na rua: “Isto vai limitar-me durante algum tempo”

1

Inês Henriques / Facebook

Campeã mundial de atletismo preparava-se para um treino quando um homem a abordou e, pouco depois, mostrou o seu pénis.

Inês Henriques foi vítima de assédio sexual, enquanto se preparava para um treino, nesta segunda-feira

A atleta portuguesa estava ia realizar mais um treino na estrada da Caniceira, em Rio Maior, quando foi abordada por um homem.

No início, decorreu uma conversa normal: “Por norma, sou simpática com todas as pessoas e dei os bons dias. Ele olhou, parou e perguntou-me se era atleta. Respondi que sim e estávamos a ter uma conversa circunstancial”.

Depois o contexto mudou: “Senti que se estava a aproximar muito de mim e afastei-me e continuei a preparar-me para o meu treino. Abri o carro, para tirar as sapatilhas e, quando olho para ele, isto tudo em menos de dois ou três minutos, o indivíduo já estava a exibir o pénis”.

A atleta de 41 anos, campeã mundial nos 50 quilómetros marcha em 2017 e campeã europeia no ano seguinte na mesma distância, contou nas redes sociais que não admite “faltas de respeito” e que reagiu “com palavras agressivas”.

É uma situação que tem que ser denunciada, reforçou Inês: “Piropos às vezes acontecem, não gosto! Porque estou a fazer o meu trabalho e gosto de ser respeitada, mas infelizmente tornou-se uma coisa banal. Uma situação destas é de deixar-nos apreensivas e com medo! E se nos tira a nossa tranquilidade tem que ser denunciada”.

O homem “de raça negra e com mais de um 1,90 metros”, de acordo com a descrição da atleta, “não avançou e foi-se embora”.

Na rádio Observador, Inês Henriques voltou a lamentar a situação e admitiu que estará limitada durante os próximos tempos: “Estou a fazer o meu treino e devo ser respeitada pelo que estou a fazer. É o meu trabalho. Embora muitas pessoas não percebam que nós, atletas, o correr e o marchar é o nosso trabalho”.

“Tenho que continuar a fazer o meu trabalho. É óbvio que isto deixou-me algum receio. Por exemplo, ontem à tarde eu ia correr para a rua e já não fui correr para a rua. Estive a correr dentro do estádio. De alguma forma, vai-me limitar durante algum tempo. Enquanto isto estiver na minha memória, vai limitar um pouco os meus locais de treino”

Inês Henriques apresentou queixa na Guarda Nacional Republicana.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Em Portugal há homens muito porcos, pedófilos, cheios de inveja das mulheres……andam por aí prepositadamente só para lixar a vida das mulheres……cheios de inveja delas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.