/

Quando rato e teclado não são solução… bastam os olhos

A Microsoft vai adicionar uma nova ferramenta ao Windows 10 que é capaz de acompanhar o movimento dos olhos do utilizador, concebido para ajudar as pessoas que sofram de doenças neuromusculares.

O recurso foi pensado durante o primeiro hackathon – ou maratona de programação – de funcionários da Microsoft, em 2014. Desde então, a equipa de desenvolviemnto do Windows tem vindo a desenvolver protótipos de rastreamento ocular, e o próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella, apoiou a sua integração no sistema operativo.

Através da ferramenta, os utilizadores vão conseguir controlar vários elementos do sistema operativo sem a ajuda de um rato e teclado tradicionais. Por exemplo, para conseguir abrir um programa ou uma aplicação, o utilizador terá apenas de olhar para o ícone durante algum tempo – e, para escrever textos, basta fixar o olhar nas letras desejadas.

O Dubbed Eye Control irá exigir o hardware Eye Tracker, da Tobii, sendo que já está disponível para a versão beta. Quem tiver interesse terá de se inscrever no programa Windows Insider da Microsoft.

Ainda não há informações sobre a data de lançamento da ferramenta para todos os  utilizadores. A expectativa é que seja lançada no início de 2018.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.