“O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós”, diz Bolsonaro

2

Justin Lane / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que “o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós”.

A frase, considerada racista, gerou reações acaloradas. Bolsonaro falava no contexto do anúncio da criação do Conselho da Amazónia, estrutura que servirá para “coordenar ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazónia” e será chefiada pelo seu vice-presidente, general Hamilton Mourão.

A partir dos 11 minutos e 20 segundos de vídeo, o Presidente do Brasil disse:”Com toda a certeza, o índio mudou, está evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, temos de fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui”, afirmou o presidente do Brasil.

– “Live” de quinta-feira com os principais assuntos da semana (23/jan/2020)

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Em dezembro, o Presidente do Brasil já tinha defendido que, na proposta de mineração em terras indígenas, fosse regulamentada a atividade de pecuária e agricultura. Bolsonaro defendeu a autorização para que comunidades indígenas possam arrendar as suas terras para a agricultura e pecuária, o que não é permitido.

A legislação permite ao indígena usufruir da terra para a sua sobrevivência. Os índios plantam produtos agropecuários e comercializam para gerar renda para a sua comunidade.

Porém, o avanço das áreas de pecuária e de agricultura no Centro-Oeste e no Norte contribuem com o desmatamento na floresta amazónica.

ZAP //

2 Comments

  1. Igual a “Nós” como ser humano ???…………alto lá !!!! não me comparo de forma nenhuma a esta personagem !..se é para serem iguais aos IURD’s Bolsonaristas, que Deus proteja as comunidades autóctones da Amazónia de tal praga !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.