A primeira injeção anticoncecional masculina está cada vez mais perto. O método está a ser testado na Índia e poderá ser uma boa alternativa à vasectomia.
De acordo com o The Hindustan Times, o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR) concluiu, com sucesso, os testes clínicos da primeira injeção anticoncecional masculina, estando agora à espera da aprovação da administração indiana de medicamentos (DCGI).
Este método contracetivo é eficaz durante 13 anos. Segundo o jornal indiano, foi desenvolvido com o objetivo de substituir a vasectomia, o único método de esterilização masculina disponível.
“O produto está pronto, estando apenas pendentes as aprovações regulatórias do DCGI. Os ensaios terminaram, incluindo os estudos clínicos de fase 3 para os quais foram recrutados 303 candidatos, com 97,3% de taxa de sucesso e sem efeitos colaterais relatados. O produto pode ser seguramente considerado o primeiro contracetivo masculino do mundo”, afirmou RS Sharma, cientista sénior do ICMR.
Depois de uma anestesia local, o polímero é injetado diretamente no ducto deferente, um canal muscular que conduz os espermatozoides a partir do epidídimo, o local onde são armazenados após serem produzidos nos testículos.
“O polímero foi desenvolvido pelo professor SK Guha, dos Institutos de Tecnologia da Índia, desde 1970. A ICMR está a tentar transformá-lo num produto desde 1984”, disse ainda Sharma ao jornal.
“Nos estudos clínicos em cobaias, foi provado que é um método confiável e, em breve, iniciaremos estudos em humanos para provar que também pode ser usado um método eficaz”.
ocidente ultrapassado pela india fantastico