“Incidente grave”. Tesouro dos EUA diz ter sido invadido pela China

2

AgnosticPreachersKid / Wikimedia Commons

Departamento do Tesouro dos EUA

Informáticos chineses terão pirateado o Departamento do Tesouro para aceder a documentos e podem ter conseguido criar contas ou alterar palavras-passe.

No início do mês, piratas informáticos chineses invadiram os sistemas do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, garantem as autoridades americanas.

Como conta a BBC, o Departamento do Tesouro americano classificou o sucedido como um “incidente grave”, depois de comunicar a ocorrência através de uma carta em que notificava legisladores do incidente.

“De acordo com a política do Tesouro, as intrusões atribuíveis a uma APT são consideradas um incidente grave de cibersegurança“, afirmaram as autoridades do Departamento do Tesouro.

A China negou qualquer envolvimento, classificando a acusação de “infundada” e afirmando que “a China opõe-se sistematicamente a todas as formas de pirataria informática e rejeita firmemente a divulgação de informações falsas que visam a China para fins políticos”.

Ainda não se conhece em concreto o quanto os supostos piratas informáticos terão lesado o sistema, mas serviço de terceiros comprometido, chamado BeyondTrust (que garante ter tido conhecimento do incidente a 8 de dezembro), diz que os chineses terão tido acesso a postos de trabalho e documentos não especificados.

Como agentes de espionagem, os piratas informáticos terão procurado obter informações, e não propriamente roubar fundos. Não existem, por agora, provas de que os hackers sejam, de facto, chineses.

No entanto, o serviço diz ainda que os piratas informáticos podem ter conseguido criar contas ou alterar palavras-passe durante os três dias em que foram vigiados pela BeyondTrust.

No ano passado, foram identificados dois grupos distintos de suspeitos de serem hackers do governo chinês.

O Volt Typhoon foi acusado de entrar em organizações de infra-estruturas críticas para potenciais ataques de perturbação. O Salt Typhoon é acusado de levar a cabo missões de espionagem, incluindo o hacking de telecomunicações no início deste mês.

“Os EUA têm de deixar de utilizar a cibersegurança para difamar e caluniar a China e deixar de espalhar todo o tipo de desinformação sobre as chamadas ameaças chinesas de pirataria informática”, afirmou o porta-voz da embaixada chinesa nos EUA, Liu Pengyu.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. OH PÁ ACREDITO depois da última MASSAGEM que XI DA PINGA PINGUÇA DE TINTOL CHINOCAS deixou de MASSAGEM à CADELINHA do kremlin PUTANICA russocas que ouvi esta madrugada numa rádio portuguesa Antena 1….. foi MASSAGEM À ANO NOVO CHINESICES LI-PÓ-PÓ MESMO: AI CADELINHA putin APOSTO QUE FICOU COM CIO, JÁ QUE ESTÁ NA ALTURA DE CIO para CADELINHAS, GATINHAS E PESCADAS MARMOTAS na rússia! AFINAL nos states TEMOS A CADELA SÓSIA trumPISTA MUSKIANA AVANCE QUE VAI PENETRAR a 20 JANEIRADAS 2005 NÉ CADELA lavrov?A COISA PENETROU MESMO NA CHINA À states! AFINAL É CIO desde 6 de Novembro nos states! A COISA É GELADA como XI EMBORCA que É VINHO! LOGO BOA ZAKABROVA TUDO DO MELHOR DA ADEGA COOPERATIVA DO VINHO kremlin!
    DE CHINEPANELICES E GEMADASrussas É BOMBOM TUDO!

  2. QUANDO é que TRAMPADAS TOMAM posse NA CHINESICE do kremlin CADELINAS PESCADAS MESMO? Ouvi dizer que COISA está VANCE na GRAVIDEZ republicana de ELONADA musKIM!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.