Incêndios na Califórnia já destruíram mais de 1.000 edifícios

Alejandro Zepeda / EPA

Mais de 1.000 casas e outros edifícios foram destruídos pelos incêndios que desde a semana passada atingem o sul da Califórnia, Estados Unidos, segundo números da agência Associated Press.

Os incêndios de grandes proporções no sul da Califórnia provocaram até agora pelo menos a morte de uma mulher que fugia das chamas e teve um acidente, e milhares de pessoas tiveram de ser retiradas das suas habitações, segundo as autoridades locais.

De acordo com o hospital do condado de Ventura, a vítima tentou escapar do incêndio na última quarta-feira, mas sofreu um acidente de carro, ficou gravemente ferida e inalou muito fumo.

O corpo foi encontrado numa estrada perto da cidade de Santa Paula, famosa pelas suas plantações, que estão desde segunda-feira ameaçadas pelos fortes ventos que alimentam os devastadores incêndios que afligem a região.

Seis incêndios estavam este sábado a lavrar em bairros e comunidades rurais entre o condado de Ventura, a norte de Los Angeles, e San Diego. As chamas dirigem-se para a Floresta Nacional Los Padres, onde fica um santuário para condores, e as autoridades já pediram a evacuação de localidades nessa zona.

Enquanto os focos não são controlados, as autoridades de saúde da região advertiram os moradores sobre a qualidade do ar e dos efeitos prejudiciais do fumo, especialmente para as crianças, os idosos e pessoas com problemas respiratórios, circulatórios ou de coração.

Milhares de habitações continuam ameaçadas e mais de 71.000 hectares já foram reduzidos a cinzas desde segunda-feira, nas regiões de Los Angeles, Santa Bárbara e San Diego. O ano de 2017 foi até agora o mais mortífero na Califórnia devido aos incêndios, que mataram 40 pessoas em Outubro.

// Lusa / EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Número de mortos por coronavírus continua a aumentar. Pico do surto deverá acontecer em 10 dias

O mais recente balanço de infetados com coronavírus na China continental aproxima-se dos seis mil, enquanto o vírus SARS infetou 5.237 pessoas. Número de mortos continua a subir e está nos 132. Só na China continental, …

Polícia Marítima intercetou embarcação com 11 imigrantes ilegais em Olhão

A Polícia Marítima detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo junto a Olhão, três dos quais tiveram de ser transportados ao Hospital de Faro para despistar problema de saúde. Segundo …

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …