Incêndio obriga a evacuar escola em Gondomar

Nuno André Ferreira / Lusa

-

Um incêndio florestal, que deflagrou cerca das 09h00 desta sexta-feira, em São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, obrigou à evacuação da Escola Secundária, devido ao fumo e por “precaução”, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

A fonte referiu que o fogo deflagrou no lugar de Paradela, numa área pequena de floresta, mas por se encontrar próximo de casas está a provocar “algum pânico”.

Contudo, de acordo com mesma fonte, “não há neste momento casas em risco” e “prevê-se que a situação seja controlada muito em breve”.

No local estão 30 homens, auxiliados por dez viaturas, de cinco corporações de bombeiros da zona.

Entretanto, mais de 170 homens combatem desde a madrugada um incêndio em Águeda e, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, terão o apoio de um meio aéreo durante a manhã.

De acordo com fonte do CDOS de Aveiro, pelas 07h30 estavam no local do incêndio, na localidade de Belazaima, 171 homens, apoiados por 51 viaturas.

O vento e o difícil acesso ao local estão a dificultar o combate às chamas.

O fogo deflagrou pelas 00h52, na freguesia de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, no concelho de Águeda, distrito de Aveiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …