/

Incêndio em estação de comboios no Egito faz pelo menos 20 mortos

Khaled Elfiqi / EPA

O balanço de mortos no incêndio ocorrido esta quarta-feira após um acidente de comboio na estação central do Cairo subiu para 20 e outras 40 pessoas ficaram feridas, segundo fontes médicas e de resgate egípcias.

As autoridades que gerem a ferrovia disseram que um comboio sofreu um acidente na estação e depois houve uma explosão do seu tanque de combustível.

O chefe do hospital da ferrovia do Cairo, Mohammed Said, disse que o número de mortos ainda poderá aumentar. O local ficou coberto por uma nuvem negra de fumo.

De acordo com a agência Reuters, que cita a televisão estatal egípcia, terão morrido 25 pessoas e 50 terão ficado feridas. Testemunhas no local relataram à Reuters ter ouvido uma explosão e visto vários corpos carbonizados no chão, depois de um comboio ter batido numa barreira, na estação ferroviária de Ramsés, no centro da capital egípcia.

“Estava na plataforma [da estação] quando vi o comboio ir contra a barreira”, disse Mina Ghaly, em declarações à agência Reuters, citada pela TSF. “Toda a gente começou a correr, mas muitas pessoas morreram depois da locomotiva explodir. Vi pelo menos nove corpos no chão, carbonizados.”

O diário egípcio Al-Ahram referiu também que o comboio se acidentou e o tanque de combustível explodiu, causando o incêndio, mas os detalhes ainda não foram todos confirmados. O Procurador-Geral do país, Nabil Sadek, enviou uma equipa de investigadores para a estação de comboio de Ramsis, no centro do Cairo, para investigar as causas do incidente.

O Egito tem uma das maiores e mais antigas redes de comboios da região e os acidentes nas estações acontecem com alguma frequência. A população tem vindo a queixar-se de que os governos do país falham sucessivamente no reforço dos padrões de segurança básicos nos caminhos-de-ferro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.