Incêndio em estação de comboios no Egito faz pelo menos 20 mortos

Khaled Elfiqi / EPA

O balanço de mortos no incêndio ocorrido esta quarta-feira após um acidente de comboio na estação central do Cairo subiu para 20 e outras 40 pessoas ficaram feridas, segundo fontes médicas e de resgate egípcias.

As autoridades que gerem a ferrovia disseram que um comboio sofreu um acidente na estação e depois houve uma explosão do seu tanque de combustível.

O chefe do hospital da ferrovia do Cairo, Mohammed Said, disse que o número de mortos ainda poderá aumentar. O local ficou coberto por uma nuvem negra de fumo.

De acordo com a agência Reuters, que cita a televisão estatal egípcia, terão morrido 25 pessoas e 50 terão ficado feridas. Testemunhas no local relataram à Reuters ter ouvido uma explosão e visto vários corpos carbonizados no chão, depois de um comboio ter batido numa barreira, na estação ferroviária de Ramsés, no centro da capital egípcia.

“Estava na plataforma [da estação] quando vi o comboio ir contra a barreira”, disse Mina Ghaly, em declarações à agência Reuters, citada pela TSF. “Toda a gente começou a correr, mas muitas pessoas morreram depois da locomotiva explodir. Vi pelo menos nove corpos no chão, carbonizados.”

O diário egípcio Al-Ahram referiu também que o comboio se acidentou e o tanque de combustível explodiu, causando o incêndio, mas os detalhes ainda não foram todos confirmados. O Procurador-Geral do país, Nabil Sadek, enviou uma equipa de investigadores para a estação de comboio de Ramsis, no centro do Cairo, para investigar as causas do incidente.

O Egito tem uma das maiores e mais antigas redes de comboios da região e os acidentes nas estações acontecem com alguma frequência. A população tem vindo a queixar-se de que os governos do país falham sucessivamente no reforço dos padrões de segurança básicos nos caminhos-de-ferro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SNS24 encaminhada crianças para a urgência "sem critério clínico", diz Ordem dos Médicos do Centro

A Ordem dos Médicos do Centro lamentou hoje que a linha SNS 24 esteja a encaminhar crianças "sem critério clínico" para as urgências hospitalares e pediu a definição urgente de "um plano seguro e com …

13 de outubro em Fátima com lotação reduzida a 6.000 fiéis

O Santuário de Fátima estima a presença de seis mil pessoas no recinto durante a peregrinação de 12 e 13 de outubro, estando prevista a colocação de círculos no chão, que reforçará a distância entre …

Jovem de 22 anos detido por suspeitas de burla de milhares de euros no MB Way

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um indivíduo, de 22 anos, suspeito de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais, estando em causa um montante de dezenas de milhares de …

Nagorno-Karabakh. Alta Comissária da ONU insta a um "cessar-fogo imediato"

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação face ao aumento das hostilidades entre o Azerbaijão e os separatistas arménios no enclave de Nagorno-Karabakh, instando as partes a …

Rio duvida que país consiga investir verba prevista para setor público

O presidente do PSD, Rui Rio, manifestou esta quarta-feira dúvidas de que o país consiga investir toda a verba prevista pelo Governo no plano de recuperação para a administração pública, prometendo que o documento social-democrata …

MP acusa três inspetores do SEF de homicídio de imigrante ucraniano

O Ministério Público acusou esta quarta-feira três inspetores do SEF do homicídio qualificado de um cidadão ucraniano, ocorrido a 12 de março no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa. Segundo uma nota da Procuradoria …

UE prepara lei que obriga gigantes tecnológicas a partilhar dados

A União Europeia (UE) está a preparar-se para forçar as gigantes tecnológicas a partilharem os dados que têm dos consumidores com empresas rivais menores, de acordo com uma nova lei que a Comissão Europeia está …

Morreu Quino, criador de Mafalda

O autor argentino Quino, célebre por ter criado a contestatária personagem de banda desenhada Mafalda, morreu esta quarta-feira em Mendoza, na Argentina, aos 88 anos, revelou a agência Efe. De acordo com o jornal argentino Clarín, …

"Quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que "quem decide quem o PS apoia são os órgãos do partido", um dia após o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter …

Biden revelou impostos de 2019 antes do debate. Pagou mais 200 mil dólares do que Trump

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou na terça-feira a sua declaração de impostos de 2019, horas antes do seu primeiro debate televisivo contra o republicano Donald Trump, que se viu …