Incêndio em estação de comboios no Egito faz pelo menos 20 mortos

Khaled Elfiqi / EPA

O balanço de mortos no incêndio ocorrido esta quarta-feira após um acidente de comboio na estação central do Cairo subiu para 20 e outras 40 pessoas ficaram feridas, segundo fontes médicas e de resgate egípcias.

As autoridades que gerem a ferrovia disseram que um comboio sofreu um acidente na estação e depois houve uma explosão do seu tanque de combustível.

O chefe do hospital da ferrovia do Cairo, Mohammed Said, disse que o número de mortos ainda poderá aumentar. O local ficou coberto por uma nuvem negra de fumo.

De acordo com a agência Reuters, que cita a televisão estatal egípcia, terão morrido 25 pessoas e 50 terão ficado feridas. Testemunhas no local relataram à Reuters ter ouvido uma explosão e visto vários corpos carbonizados no chão, depois de um comboio ter batido numa barreira, na estação ferroviária de Ramsés, no centro da capital egípcia.

“Estava na plataforma [da estação] quando vi o comboio ir contra a barreira”, disse Mina Ghaly, em declarações à agência Reuters, citada pela TSF. “Toda a gente começou a correr, mas muitas pessoas morreram depois da locomotiva explodir. Vi pelo menos nove corpos no chão, carbonizados.”

O diário egípcio Al-Ahram referiu também que o comboio se acidentou e o tanque de combustível explodiu, causando o incêndio, mas os detalhes ainda não foram todos confirmados. O Procurador-Geral do país, Nabil Sadek, enviou uma equipa de investigadores para a estação de comboio de Ramsis, no centro do Cairo, para investigar as causas do incidente.

O Egito tem uma das maiores e mais antigas redes de comboios da região e os acidentes nas estações acontecem com alguma frequência. A população tem vindo a queixar-se de que os governos do país falham sucessivamente no reforço dos padrões de segurança básicos nos caminhos-de-ferro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …