Incêndio catastrófico destruiu a “Pompeia britânica” um ano depois de ser construída

(dr) Cambridge Archaeological Unit

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado “Pompeia britânica”, foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído.

Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma cidade da Idade do Bronze localizada em Whittlesey, na Inglaterra. Descrita pela primeira vez em 2016,  o assentamento é conhecido como “Pompeia britânica” devido ao seu notável estado de preservação.

Como Pompeia, o assentamento captura um momento no tempo – embora seja um momento de tragédia. Há 3.000 anos, as estruturas de madeira começaram a arder e mergulharam nas águas abaixo, um evento que contribuiu para a sua preservação.

Entre as descobertas mais notáveis ​​está a surpreendente revelação de que Must Farm queimou cerca de um ano depois de ter sido construído. O novo estudo também detalha os artefactos encontrados no local, fornece um cronograma atualizado sobre o assentamento e oferece uma nova luz sobre as atividades diárias das pessoas da Idade do Bronze que lá viviam.

Must Farm foi construída entre 1100 e 800 a.C e consistia em várias casas redondas apoiadas em palafitas de madeira sobre um pequeno rio num ambiente húmido. As habitações são consideradas “as estruturas domésticas pré-históricas mais preservadas encontradas na Grã-Bretanha”, de acordo com a nova investigação, liderada por Mark Knight, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Cambridge.

“Must Farm é inquestionavelmente um dos mais importantes sítios arqueológicos britânicos que foram escavados neste século e este artigo mostra algumas das excelentes pesquisas realizadas aqui”, Richard Madgwick, um arqueólogo da Universidade de Cardiff que não esteve envolvido no projeto, ao Gizmodo.

O site está bem preservado por vários fatores. Em primeiro lugar, o assentamento foi construído sobre um pequeno rio, uma grande parte do qual estava alagado desde o início. Em segundo lugar, alguns dos objetos dentro do assentamento que incendiou, como têxteis, ficaram carbonizados quando atingiram a água e depois protegidos durante milhares de anos por sedimentos de rios macios e não porosos. Por fim, o sítio não foi corrompido por atividades humanas, como agricultura ou drenagem.

As escavações no local revelaram centenas de troncos de estacas, que antes representavam a estrutura interna do assentamento, que contava com pelo menos cinco estruturas empoladas, uma passagem interna e uma cerca que cercava o grupo de moradias.

A análise das vigas de madeira encontradas no local mostrou que as madeiras ainda estavam frescas quando o fogo começou. Além disso, não há evidências de que a estrutura tenha sido submetida a reparação. Esta evidência sugere que a cidade tinha apenas cerca de um ano quando se incendiou.

Vicki Herring / Cambridge Archaeological Unit

Impressão artística de Must Farm, a “Pompeia britânica”

“O incêndio foi catastrófico”, disse Knight ao Gizmodo. O investigador está a analisar as possíveis causas e o curso do incêndio, com evidências sugerindo que “a conflagração começou dentro de pelo menos uma das residências”.

Quando o fogo devastou a estrutura, as pernas de madeira entraram em colapso, fazendo com que caísse diretamente na água. Este evento “trancou” o assentamento e os objetos dentro dele.

Escavações encontraram mais de 180 itens têxteis, 160 artefactos de madeira, 120 vasos de cerâmica, 90 peças de metal e quase 80 contas de vidro. Os itens consistiam em ferramentas de bronze e armas, tecidos e fibras, pedras de amolar para moer cereais em farinha, pesos de tear, espirais de fuso e outras relíquias.

Must Farm é crucialmente importante para os arqueólogos, uma vez que oferece uma imagem da vida na Idade do Bronze. Os investigadores acreditam que as pessoas da Idade do Bronze que habitavam o assentamento eram agricultores e proprietários de terras prósperos e bem equipados, armados com espadas e lanças.

As atividades diárias típicas incluiriam a produção têxtil (incluindo a tecelagem), a manutenção de animais de criação (vacas e ovelhas) e culturas (trigo, cevada e linho), colheita, caça, pesca (lúcios e enguias), cozinhar e comer, navegar pelas hidrovias com barcos a remos, proteger o território e trocar têxteis por objetos de metal ou de luxo, como contas de vidro ou tigelas de cerâmica polidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …