Inauguração do novo Rosa Mota: “Um dia feliz” que não evitou a polémica

A inauguração do novo pavilhão realizou-se esta segunda-feira. O evento contou com a presença de Rui Moreira e dos administradores do consórcio Círculo de Cristal. Rosa Mota não compareceu. A cerimónia incluiu ainda uma visita ao novo espaço.

O dia em que o ilustre Palácio de Cristal renasceu oficialmente como Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota foi, para o presidente da Câmara do Porto, “um dia muito feliz para a cidade”.

Durante a inauguração oficial do espaço, ocorrida na segunda-feira, o edil enfatizou a importância da reabilitação de “um pavilhão totalmente degradado, que fazia vergonha à cidade, sem condições de segurança, uso e salubridade”.

O espaço estava em obras desde finais de 2017 e foi alvo de um investimento de 8 milhões de euros. A reabilitação ficou a cargo do consórcio Círculo de Cristal, formado pela Lucius e pela PEV Entertainment. A Câmara Municipal não teve qualquer custo com a obra.

Tudo boas razões para sorrir, não fosse o evento estar já marcado pela polémica gerada em torno do nome do equipamento. A antiga campeã olímpica, Rosa Mota, anunciou por carta à vereação e ao Executivo da Câmara do Porto que não ia à cerimónia por discordar da nova designação do pavilhão.

Na carta, a que alguns órgãos de comunicação tiveram acesso, a ex-atleta informa que ponderou pedir a retirada do seu nome, tendo aceite mantê-lo na condição de que não fosse secundarizado face ao do patrocinador. Depois de receber o convite para a cerimónia desta segunda-feira, a atleta terá percebido que assim não seria e decidiu não dar a sua “anuência a algo que parece estar definitivamente estabelecido e que não foi o que foi acordado”, afirma.

A Câmara do Porto, por sua parte, fez notar, em comunicado emitido esta quinta-feira, que o logotipo do renovado Rosa Mota é conhecido “desde pelo menos Dezembro de 2018”. Insiste ainda que foi acautelado o nome da atleta na designação do espaço como estava, aliás, previsto no caderno de encargos da obra e que a autarquia não esteve envolvida nas conversações que a atleta e o concessionário terão mantido a este propósito.

Na cerimónia de segunda-feira, Rui Moreira referiu-se ao caso sem esvaziar a polémica: “Não me venham com complexos por haver um nome que está associado a bebidas alcoólicas, porque quando a cidade não era conhecida como é hoje, era associada ao vinho do Porto”.

Contactado pelo JPN, José Pedrosa, ex-treinador e representante da atleta, não quis comentar o caso, confirmando que Rosa Mota enviou uma carta para os vereadores, referindo também que a atleta terá manifestado na missiva a intenção de que esta não fosse divulgada.

Um novo centro na cidade

Ainda na cerimónia de inauguração, Filipe Azevedo, da Lucios, referiu que o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota “vai com toda a certeza ser uma referência no dia a dia cultural, desportivo e empresarial” da cidade do Porto e “também de Portugal”.

Na mesma linha, Jorge Silva, da PEV Entertainment, referiu que o novo Rosa Mota vai funcionar como um polo de dinamização económica, social e cultural: “É tempo de futuro. O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota tem de ser a nossa nave especial”, afirmou numa referência a uma afirmação de Rui Reininho.

Com as obras de requalificação, o espaço passa agora a contar com um centro de congressos, uma sala principal, um restaurante e várias áreas de lazer. Após as declarações, seguiu-se a visita à nova sala principal, a arena, agora capaz de receber eventos de grandes dimensões.

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota estreou esta quinta-feira à noite com um concerto dos Ornatos Violeta, que se repete esta sexta-feira.

// JPN

PARTILHAR

RESPONDER

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …