Encontrada “impressão digital” do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma “impressão digital” no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros.

A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de anos incluiu um megatsunami no Golfo do México, na América do Norte. Agora, conta o jornal espanhol ABC, cientistas descobriram uma evidência física do desastre: “megaondas” fossilizadas em sedimentos naquilo que hoje é o Luisiana, no sul dos Estados Unidos.

A equipa da Universidade do Luisiana, liderada pelo geofísico Gary Kinsland, observou imagens sísmicas fornecidas pela empresa Devon Energy. Quando os investigadores analisaram uma camada a cerca de 1500 metros abaixo do solo relacionada com o momento do impacto, encontraram as tais ondas fossilizadas.

Segundo o diário, estas “megaondas” estavam espaçadas por até um quilómetro de distância e tinham, em média, 16 metros de altura.

Os cientistas, cujo estudo foi publicado no inicio deste mês na revista científica Earth & Planetary Science Letters, pensam que estas são a “impressão digital” das ondas do tsunami à medida que se aproximavam da costa em águas com cerca de 60 metros de profundidade, perturbando os sedimentos do fundo do mar.

Kinsland disse que a orientação das ondas também foi consistente com o impacto. Quando traçou uma linha perpendicular, esta foi direta à cratera de Chicxulub, a famosa cratera soterrada na província mexicana de Yucatán provocada pelo impacto do asteróide.

O investigador acrescentou que a localização era perfeita para preservar estas ondas, que acabariam por ser soterradas nos sedimentos. “A água era tão profunda que, assim que o tsunami acabasse, as ondas não poderiam perturbar o que havia lá em baixo”, disse Kinsland, em declarações à revista Science.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …