Importação paralela: como os russos recebem iPhones

Apesar das múltiplas sanções, produtos como o iPhone SE 2022 já entraram na Rússia. Governo aprovou lista de importação paralela.

As sanções económicas à Rússia multiplicaram-se desde o dia 24 de Fevereiro, o primeiro dia da invasão à Ucrânia.

Algumas das marcas e empresas mais famosas do planeta deixaram de operar no mercado russo, ou de exportar produtos para a Rússia (ou ambos).

Mesmo assim, as autoridades russas continuam a garantir que a economia russa e até já ensinam na escola que esta fase de dar prioridade a produtos internos, quase sem produtos importados, é benéfica para a Rússia.

Apesar da suspensão de importações, há produtos que estão a chegar à Rússia, mesmo que sejam de marcas que suspenderam as exportações para território russo.

O “truque” já tinha sido aprovado em Março pelo Governo de Moscovo, quando legalizou a importação de mercadorias sem ser necessária a autorização do detentor dos direitos, das marcas.

Nesta sexta-feira o Ministério da Indústria e do Comércio da Rússia aprovou a lista de mercadorias para importação paralela.

São cerca de 100 categorias, entre as quais telemóveis (Apple e Samsung), peças para automóveis, equipamentos de fotografia e vídeo, acessórios médicos, relógios, instrumentos musicais e produtos de cosmética, entre outros.

Na prática, o que passa a acontecer no mercado russo é que são importados produtos de marcas que não operam na Rússia – mas como as importações são provenientes de países que não aplicaram sanções à Rússia, as compras concretizam-se na mesma.

“Mas não é uma autorização para importar ou vender falsificações”, sublinha o comunicado do o Ministério da Indústria e do Comércio.

Foi esta medida que permitiu, por exemplo, que o recente iPhone SE 2022, telemóvel da Apple, já tenha chegado à Rússia.

Sergey Lavrov reforçou: “Nenhuma sanção vai quebrar as vontades, nem da população russa, nem do Governo russo”.

“Está a decorrer uma guerra propagandista contra todos os russos, mesmo contra aqueles que não vivem na Rússia”, repetiu o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.