Novo implante cerebral permite controlar membros protéticos simultaneamente

Investigadores da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, criaram um implante cerebral – tecnologia que se pensa ser uma invenção médica – que permitiu a um homem tetraplégico controlar ambas as próteses dos membros superiores simultaneamente.

A Johns Hopkins Medicine (JHM) e o laboratório de física aplicada da Universidade de Johns Hopkins colaboraram na criação do implante cerebral e, em janeiro de 2019, uma equipa de cirurgiões implantou seis elétrodos no cérebro de Robert “Buz” Chmielewski, num procedimento cirúrgico que demorou dez horas.

Com o implante cerebral, Chmielewski, que ficou tetraplégico num acidente de surf há mais de três décadas atrás, melhorou a sensibilidade das suas mãos e foi capaz de controlar mentalmente os seus braços protéticos, lê-se num comunicado da Johns Hopkins Medicine.

Agora, quase dois anos após a realização da cirurgia, Chmielewski já consegue usar ambos os braços robóticos para realizar tarefas simples, como por exemplo comer sem ajuda.

“Este tipo de pesquisa, conhecido como interface cérebro-computador (BCI, na sigla em inglês), focou-se maioritariamente num braço, controlado apenas por um lado do cérebro”, disse Pablo Celnik, membro da equipa de investigação.

“Assim, ser capaz de controlar dois braços robóticos para fazer uma atividade básica do dia-a-dia – neste caso, cortar um bolo e levá-lo à boca com sinais detetados de ambos os lados do cérebro através de elétrodos implantados – é um passo claro para alcançar um controlo de tarefas mais complexas através do cérebro”, acrescentou.

A tecnologia utilizada pelos investigadores funciona através de um sistema que automatiza uma parte do controlo robótico com inteligência artificial (IA) – o objetivo era combinar sinais de interface cérebro-computador com robótica e IA para permitir que a pessoa se concentrasse nos detalhes (pegar num objeto, por exemplo), enquanto deixava a IA assumir o controlo assim que a decisão é tomada.

“Os nossos próximos passos incluem expandir o número e os tipos de atividades da vida diária que podemos demonstrar, bem como fornecer aos utilizadores feedback sensorial adicional conforme as tarefas são realizadas”, disse Francesco Tenore, outro membro da equipa de investigadores.

“Isso significa que o indivíduo não terá de confiar na visão para saber se está a ser bem sucedido, tal como as pessoas saudáveis conseguem sentir como estão a atar os atacadores, sem precisarem de olhar”, explicou Tenore.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …