Imagens 3D revelam como se moldam as cabeças dos bebés durante o parto

(dr) Olivier Ami

Não é novidade que as cabeças dos bebés mudam de forma durante o parto. Agora, cientistas franceses e norte-americanos criaram um conjunto de imagens em 3D que mostram como o cérebro fetal é afetado pela moldagem dos ossos cranianos.

As cabeças dos bebés mudam de forma durante o parto, num fenómeno conhecido como moldagem da cabeça fetal ao canal de parto. No entanto, os detalhes desta resposta natural do feto ainda estão por esclarecer. Um estudo publicado na PlosOne revela, pela primeira vez, um conjunto de imagens 3D que mostram como o cérebro fetal é afetado pela moldagem dos ossos cranianos.

Estas imagens, recolhidas através de ressonâncias magnéticas, podem ajudar a evitar partos difíceis que, à primeira vista, tinham tudo para correr normalmente.

Os cientistas submeteram 27 grávidas a ressonâncias magnéticas antes de entrarem em trabalho de parto, e destas, sete foram seguidas no momento do trabalho de parto e especificamente durante o momento da expulsão e do nascimento, durante a qual o feto percorre o canal de parto.

Em todos os sete casos foi observada e confirmada a moldagem da cabeça fetal: a cabeça dos bebés assume uma forma característica comum que os cientistas chamam “moldagem pão de açúcar”, numa alusão à silhueta que também deu o nome ao célebre morro do Rio de Janeiro, no Brasil.

“A moldagem da cabeça do feto é um fenómeno bem conhecido, mas apenas nos fetos onde ela persiste após o nascimento (cerca de 20% dos partos) com uma ‘forma de pão de açúcar'”, disse ao Público Olivier Ami, da Universidade de Auvergne, em França, que coordenou a equipa de cientistas.

Neste estudo, a a novidade “é que todos os fetos observados mostraram moldagem da cabeça no meio do canal, o que é diferente do que pensávamos anteriormente”.

As crianças experimentam maiores tensões cranianas do que se pensava durante o nascimento, pressões potencialmente subjacentes ao sangramento assintomático do cérebro e da retina que surgem em muitos recém-nascidos após o parto vaginal.

“Durante o parto vaginal, a forma do cérebro fetal sofre uma deformação em vários graus, dependendo do grau de sobreposição dos ossos do crânio. A moldagem do crânio do feto não é visível na maioria dos recém-nascidos após o nascimento. Alguns crânios aceitam a deformação (complacência) e permitem uma entrega fácil, enquanto outros não se deformam facilmente”, explica o cientista ao diário.

(dr) Olivier Ami

Reconstituições a 3D do crânio de bebés antes do início do trabalho de parto (em cima) e durante a segunda fase, que antecede o nascimento

As imagens revelaram uma significativa compressão do crânio em todas as crianças e sugeriu que as pressões exercidas sobre as cabeças e os cérebros dos bebés durante o parto são mais fortes do que pensávamos. Em todos os sete fetos, os ossos do crânio, que antes do nascimento não se sobrepunham, estavam visivelmente sobrepostos quando o trabalho de parto começou, deformando as suas cabeças e cérebros .

Em cinco deles, os crânios retornaram às suas formas pré-parto logo após o nascimento, e a deformação não foi percetível quando os recém-nascidos foram examinados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores dos Registos em greve a 26, 27 e 28 de dezembro

O Sindicato Nacional de Registos vai estar em greve contra o decreto-lei aprovado pelo Governo, acusando Marcelo Rebelo de Sousa de não ter tido "sensibilidade na análise do diploma do sistema remuneratório". O Sindicato Nacional de …

Artistas exigem 1% do Orçamento do Estado para a Cultura

Mais de 300 artistas concentrados esta terça-feira em frente ao Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, exigiram um valor imediato de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, em 2020. O protesto, convocado pela …

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …