/

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

dronepicr / Wikimedia

Maui, ilha havaiana

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o tamanho do manto e da pluma.

Segundo um novo artigo científico, publicado no primeiro dia do ano no Science Advances, estes dois fatores são um bom presságio para o Havai, que recebeu um bom prognóstico em termos de longevidade.

As ilhas vulcânicas formam-se quando as plumas quentes das rochas emergem do manto terrestre, perfurando a crosta. À medida que as placas tectónicas se movem, as plumas permanecem no mesmo lugar e mais ilhas podem nascer, levando ao surgimento de cadeias, comummente conhecidas como arquipélagos.

No entanto, as ondas e o vento batem constantemente nas ilhas, fazendo com que estas se “afoguem”no mar. Até agora, não estava claro que fatores foram responsáveis por fazer com que umas ilhas vivessem mais tempo do que outras.

Para desfazer o mistério, investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, analisaram as 14 principais cadeias de ilhas vulcânicas do mundo, concentrando-se na direção e na velocidade com que as placas tectónicas se movimentam. A equipa também mediu o comprimento de cada swell (espécie de inchaço), que é formado quando a pluma de manto eleva o fundo do mar ao redor da ilha.

Segundo o Live Science, os cientistas dividiram os comprimentos de onda pela velocidade da placa e o número resultante mostrou o tempo médio que uma ilha vulcânica passou em cima do swell de uma pluma, que, por sua vez, determinou quanto tempo a ilha permaneceria acima da água.

Quando compararam os cálculos com as idades de cada ilha, encontraram uma correlação entre o tempo gasto em cima de um swell e o tempo gasto acima do nível da água do mar. Os resultados mostraram que a vida útil de uma ilha vulcânica depende da velocidade da placa tectónica e do tamanho da pluma ou do swell.

Portanto, se uma ilha se formar numa placa tectónica que se move muito rapidamente, terá uma vida útil muito curta. No entanto, se houver uma pluma grande – como é o caso das ilhas havaianas – a vida útil será muito maior.

O Havai tem essa sorte: as ilhas ficam na veloz placa do Pacífico, mas a sua pluma é uma das maiores da Terra. Como a pluma é tão grande, demorou muito tempo para a placa deslizar sobre ela, garantindo assim a longevidade das ilhas.

Pelo contrário, as Ilhas Galápagos assentam em placas tectónicas de movimento rápido, mas estão situadas sobre uma pluma muito mais pequena. Já as Ilhas Canárias, uma das mais antigas cadeias de ilhas conhecidas do mundo, ficam na lenta placa do Atlântico, em cima de uma pluma relativamente grande.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.