Ilham Tohti, defensor dos direitos dos uigur, recebe o Prémio Sakharov 2019

Ilham Tohti

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento foi atribuído a Ilham Tohti, defensor dos direitos dos uigure. Atribuído pelo Parlamento Europeu, distingue indivíduos e organizações que se destacam na luta pelos direitos humanos.

Segundo noticiou a EFE, citada pelo Público, Ilham Tohti, professor de economia, trabalha há duas décadas para promover o diálogo entre esta minoria e o Governo chinês. Em 2014 foi condenado à prisão.

Esta não é a sua primeira distinção. Já recebeu o Prémio PEN/Barbara Goldsmith Freedom to Write (2014), o Prémio Martin Ennals (2016) e o Prémio para a Liberdade da Internacional Liberal (2017), tendo ainda sido nomeado para o Nobel da Paz este ano.

Quanto ao Prémio Sakharov, o sul-africano Nelson Mandela recebeu o primeiro, em 1988. No ano passado o prémio foi atribuído a Oleg Sentsov, realizador ucraniano preso por se opôr à anexação da Península da Crimeia pela Rússia.

Três brasileiros constavam da lista de finalistas do prémio este ano. Marielle Franco, política e feminista assassinada em março de 2018 aos 38 anos, quando era vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade. As investigações e as prisões indicam que esta foi mandada assassinar por grupos ligados ao imobiliário.

Raoni Metuktire (nascido cerca de 1930), conhecido como Chefe Raoni, é um líder indígena e ambientalista brasileiro. Do grupo indígena caiapó, uma tribo nómada da Amazónia, tornou-se uma figura emblemática da luta contra a desflorestação, diz o seu perfil no site do Parlamento Europeu.

E Claudelice dos Santos, também ambientalista do Pará, que se tornou militante da causa ambiental depois do assassínio do irmão e da cunhada que combatiam a exploração ilegal de madeira e a desflorestação da Amazónia.

Na lista estava também The Restorers, um grupo de adolescentes quenianas que combatem a mutilação genital feminina. O colectivo é composto por Stacy Owino, Cynthia Otieno, Purity Acheng, Mascrine Atieno e Ivy Akinyi e adotaram o nome The Restorers (as restauradoras) porque pretendem restaurar a esperança de raparigas que a perderam.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …