Ilham Tohti, defensor dos direitos dos uigur, recebe o Prémio Sakharov 2019

Ilham Tohti

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento foi atribuído a Ilham Tohti, defensor dos direitos dos uigure. Atribuído pelo Parlamento Europeu, distingue indivíduos e organizações que se destacam na luta pelos direitos humanos.

Segundo noticiou a EFE, citada pelo Público, Ilham Tohti, professor de economia, trabalha há duas décadas para promover o diálogo entre esta minoria e o Governo chinês. Em 2014 foi condenado à prisão.

Esta não é a sua primeira distinção. Já recebeu o Prémio PEN/Barbara Goldsmith Freedom to Write (2014), o Prémio Martin Ennals (2016) e o Prémio para a Liberdade da Internacional Liberal (2017), tendo ainda sido nomeado para o Nobel da Paz este ano.

Quanto ao Prémio Sakharov, o sul-africano Nelson Mandela recebeu o primeiro, em 1988. No ano passado o prémio foi atribuído a Oleg Sentsov, realizador ucraniano preso por se opôr à anexação da Península da Crimeia pela Rússia.

Três brasileiros constavam da lista de finalistas do prémio este ano. Marielle Franco, política e feminista assassinada em março de 2018 aos 38 anos, quando era vereadora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade. As investigações e as prisões indicam que esta foi mandada assassinar por grupos ligados ao imobiliário.

Raoni Metuktire (nascido cerca de 1930), conhecido como Chefe Raoni, é um líder indígena e ambientalista brasileiro. Do grupo indígena caiapó, uma tribo nómada da Amazónia, tornou-se uma figura emblemática da luta contra a desflorestação, diz o seu perfil no site do Parlamento Europeu.

E Claudelice dos Santos, também ambientalista do Pará, que se tornou militante da causa ambiental depois do assassínio do irmão e da cunhada que combatiam a exploração ilegal de madeira e a desflorestação da Amazónia.

Na lista estava também The Restorers, um grupo de adolescentes quenianas que combatem a mutilação genital feminina. O colectivo é composto por Stacy Owino, Cynthia Otieno, Purity Acheng, Mascrine Atieno e Ivy Akinyi e adotaram o nome The Restorers (as restauradoras) porque pretendem restaurar a esperança de raparigas que a perderam.

Taísa Pagno ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …