Ilha grega de Creta regista série de sismos de magnitude até 5,2

Uma série de sismos com magnitude até 5,2 na escala de Richter registou-se durante a madrugada e primeiras horas da manhã na ilha grega de Creta, sem causar vítimas ou danos.

Segundo o Instituto Geodinâmico de Atenas, o epicentro de todos os sismos encontrava-se no mar.

O mais potente registou-se às 7h11, hora local (5h11 em Lisboa), a 47 quilómetros de Sitia, uma localidade situada a este da ilha, a uma profundidade de cerca de 10 quilómetros.

O primeiro sismo, com magnitude de 5,1, ocorreu na mesma zona, às 3h30, hora local (1h30 em Lisboa).

Durante a hora seguinte registou-se uma série de réplicas com magnitude entre 3,1 e 4,4.

O presidente do organismo de planificação sísmica, Efhtyimios Lekkas, disse à emissora de rádio privada Skai que as possibilidades de um terramoto maior são baixas.

Os media gregos dizem que o abalo sísmico foi sentido em várias ilhas do mediterrâneo, não havendo, para já, conhecimento de danos materiais.

Creta é a a maior ilha da Grécia e é conhecida pelas suas paisagens variadas, que incluem desde as praias de areias finas de Elafonisi até as Montanhas Brancas. O Monte Ida, o maior da cordilheira, abriga a Caverna de Zeus, local de nascimento do deus grego, de acordo com a mitologia. Na capital, Heraklion, ficam localizados o Museu Arqueológico de Heraklion, que abriga artefatos minoicos, e Cnossos, um sítio arqueológico da Idade do Bronze.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.