Igreja vai investigar perfil sexual de candidatos a padres

Lawrence OP / Flickr

Os candidatos a padres vão ser investigados quando entram no seminário. O objetivo é evitar que sejam admitidos candidatos homossexuais, pedófilos ou com doenças mentais.

Segundo o Jornal de Notícias, os candidatos a seminaristas vão ser sujeitos a testes psicológicos e o seu passado será investigado. O objetivo é evitar a admissão de padres com “tendências homossexuais”, pedófilos ou com doenças mentais.

A ordem veio do Vaticano, num decreto da Congregação para o Clero intitulado “O dom da vocação presbiterial”. Vai ser discutido pelos bispos portugueses entre 13 e 16 de novembro em Fátima e terá de ser obrigatoriamente aplicado em todos os países.

“A Igreja não pode admitir aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente radicadas ou apoiam a chamada cultura gay”, cita o jornal na edição deste domingo.

Os testes vão ser feitos por psicólogos e as averiguações sobre a história de vida vão envolver as famílias, padres e “senhoras que conheçam o candidato”. Também será averiguado se fizeram psicoterapia no passado.

“Convém que se realize uma avaliação psicológica, seja no momento da admissão ao seminário seja no período sucessivo, quando isso pareça útil aos formadores”, diz o documento.

No campo da saúde mental também há princípios estipulados. “Será de evitar a admissão de quantos sofram de patologia, manifesta ou latente (por exemplo, esquizofrenia, paranóia, distúrbio bipolar, parafilias, etc)”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então… E aqueles (e aquelas!) que têm tendências heterosexuais? Também deveriam ser impedidos/as! “ou apoiam a chamada cultura gay”… Então não somos todos iguais aos olhos de Deus? Esta treta está cheia de “buracos”! Como se consegue perceber que este ou aquele (ou aquela!) tem “tendências”? Da mesma forma, como se consegue garantir que os outros (que não têm as chamadas tendências) não “as venham” a ter?
    Em vez de um claro preconceito (e diferença de tratamento anti democrático) porque não avaliar a vocação? Até pode ser um homossexual que opta pelo celibato! Não poderia ser? Os heterossexuais não fazem sexo (ou não deveriam…)! Este Francisco que parecia estar a abrir a Igreja ao Século XXI parece que decidiu regredir ao XVIII! Isto não vai resolver nada! Vai é afastar gente da Igreja, isso sim! E os abusos sexuais vão continuar! Porquê? Porque o celibato é contra natura! mas, mesmo que seja contra natura, quem lá entra, aceita as regras e deve-as seguir… Independentemente das suas orientações sexuais!
    Quanto aos casos de doenças mentais… Estou de acordo, exceptuando os casos em que essas “questões mentais” não afectem o julgamento, ou seja, que o indíviduo tenha a consciência do que faz e distinga o bem do mal.
    “senhoras que conheçam o candidato” Esta é de partir o côco! Então e senhores, não? Porquê? Século XVIII? Não… Século XV!

    Pergunta: Será que um confesso pedófilo sequer tenta entrar para padre? Esses “gajos” são anormais, mas não são burros!

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …