Igreja vai investigar perfil sexual de candidatos a padres

Lawrence OP / Flickr

Os candidatos a padres vão ser investigados quando entram no seminário. O objetivo é evitar que sejam admitidos candidatos homossexuais, pedófilos ou com doenças mentais.

Segundo o Jornal de Notícias, os candidatos a seminaristas vão ser sujeitos a testes psicológicos e o seu passado será investigado. O objetivo é evitar a admissão de padres com “tendências homossexuais”, pedófilos ou com doenças mentais.

A ordem veio do Vaticano, num decreto da Congregação para o Clero intitulado “O dom da vocação presbiterial”. Vai ser discutido pelos bispos portugueses entre 13 e 16 de novembro em Fátima e terá de ser obrigatoriamente aplicado em todos os países.

“A Igreja não pode admitir aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente radicadas ou apoiam a chamada cultura gay”, cita o jornal na edição deste domingo.

Os testes vão ser feitos por psicólogos e as averiguações sobre a história de vida vão envolver as famílias, padres e “senhoras que conheçam o candidato”. Também será averiguado se fizeram psicoterapia no passado.

“Convém que se realize uma avaliação psicológica, seja no momento da admissão ao seminário seja no período sucessivo, quando isso pareça útil aos formadores”, diz o documento.

No campo da saúde mental também há princípios estipulados. “Será de evitar a admissão de quantos sofram de patologia, manifesta ou latente (por exemplo, esquizofrenia, paranóia, distúrbio bipolar, parafilias, etc)”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então… E aqueles (e aquelas!) que têm tendências heterosexuais? Também deveriam ser impedidos/as! “ou apoiam a chamada cultura gay”… Então não somos todos iguais aos olhos de Deus? Esta treta está cheia de “buracos”! Como se consegue perceber que este ou aquele (ou aquela!) tem “tendências”? Da mesma forma, como se consegue garantir que os outros (que não têm as chamadas tendências) não “as venham” a ter?
    Em vez de um claro preconceito (e diferença de tratamento anti democrático) porque não avaliar a vocação? Até pode ser um homossexual que opta pelo celibato! Não poderia ser? Os heterossexuais não fazem sexo (ou não deveriam…)! Este Francisco que parecia estar a abrir a Igreja ao Século XXI parece que decidiu regredir ao XVIII! Isto não vai resolver nada! Vai é afastar gente da Igreja, isso sim! E os abusos sexuais vão continuar! Porquê? Porque o celibato é contra natura! mas, mesmo que seja contra natura, quem lá entra, aceita as regras e deve-as seguir… Independentemente das suas orientações sexuais!
    Quanto aos casos de doenças mentais… Estou de acordo, exceptuando os casos em que essas “questões mentais” não afectem o julgamento, ou seja, que o indíviduo tenha a consciência do que faz e distinga o bem do mal.
    “senhoras que conheçam o candidato” Esta é de partir o côco! Então e senhores, não? Porquê? Século XVIII? Não… Século XV!

    Pergunta: Será que um confesso pedófilo sequer tenta entrar para padre? Esses “gajos” são anormais, mas não são burros!

RESPONDER

Programador esqueceu-se da password para recuperar 236 milhões de dólares em bitcoin. Já só lhe restam duas tentativas

Um programador alemão que vive em São Francisco, nos Estados Unidos, não se recorda da sua password do disco que lhe dará acesso à sua carteira digital, onde tem 7.002 bitcoins, que valem, segundo a …

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …