Os candidatos a padres vão ser investigados quando entram no seminário. O objetivo é evitar que sejam admitidos candidatos homossexuais, pedófilos ou com doenças mentais.
Segundo o Jornal de Notícias, os candidatos a seminaristas vão ser sujeitos a testes psicológicos e o seu passado será investigado. O objetivo é evitar a admissão de padres com “tendências homossexuais”, pedófilos ou com doenças mentais.
A ordem veio do Vaticano, num decreto da Congregação para o Clero intitulado “O dom da vocação presbiterial”. Vai ser discutido pelos bispos portugueses entre 13 e 16 de novembro em Fátima e terá de ser obrigatoriamente aplicado em todos os países.
“A Igreja não pode admitir aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais profundamente radicadas ou apoiam a chamada cultura gay”, cita o jornal na edição deste domingo.
Os testes vão ser feitos por psicólogos e as averiguações sobre a história de vida vão envolver as famílias, padres e “senhoras que conheçam o candidato”. Também será averiguado se fizeram psicoterapia no passado.
“Convém que se realize uma avaliação psicológica, seja no momento da admissão ao seminário seja no período sucessivo, quando isso pareça útil aos formadores”, diz o documento.
No campo da saúde mental também há princípios estipulados. “Será de evitar a admissão de quantos sofram de patologia, manifesta ou latente (por exemplo, esquizofrenia, paranóia, distúrbio bipolar, parafilias, etc)”.
Até que enfim!!!!! haja Deus
Então… E aqueles (e aquelas!) que têm tendências heterosexuais? Também deveriam ser impedidos/as! “ou apoiam a chamada cultura gay”… Então não somos todos iguais aos olhos de Deus? Esta treta está cheia de “buracos”! Como se consegue perceber que este ou aquele (ou aquela!) tem “tendências”? Da mesma forma, como se consegue garantir que os outros (que não têm as chamadas tendências) não “as venham” a ter?
Em vez de um claro preconceito (e diferença de tratamento anti democrático) porque não avaliar a vocação? Até pode ser um homossexual que opta pelo celibato! Não poderia ser? Os heterossexuais não fazem sexo (ou não deveriam…)! Este Francisco que parecia estar a abrir a Igreja ao Século XXI parece que decidiu regredir ao XVIII! Isto não vai resolver nada! Vai é afastar gente da Igreja, isso sim! E os abusos sexuais vão continuar! Porquê? Porque o celibato é contra natura! mas, mesmo que seja contra natura, quem lá entra, aceita as regras e deve-as seguir… Independentemente das suas orientações sexuais!
Quanto aos casos de doenças mentais… Estou de acordo, exceptuando os casos em que essas “questões mentais” não afectem o julgamento, ou seja, que o indíviduo tenha a consciência do que faz e distinga o bem do mal.
“senhoras que conheçam o candidato” Esta é de partir o côco! Então e senhores, não? Porquê? Século XVIII? Não… Século XV!
Pergunta: Será que um confesso pedófilo sequer tenta entrar para padre? Esses “gajos” são anormais, mas não são burros!