Imagens 3D podem ter revelado a igreja cristã russa mais antiga do mundo

Pela primeira vez, cientistas da universidade russa NUST MISIS, conseguiram digitalizar um espaço subterrâneo, no forte de Derbent, através de tomografia de muões. Se for confirmada a teoria dos arqueólogos que o edifício era utilizado como templo cristão, esta pode ser a igreja mais antiga do mundo.

A estrutura, feita a partir de calcário de conchas locais, tem cerca de 11 metros de altura, estende-se 15 metros de sul a norte e 13,4 metros de oeste a este. Os cientistas estudaram as instalações e colocaram detetores com emulsão nuclear dentro do espaço, enterrado a uma profundidade de 10 metros.

A construção remonta ao ano 300. No entanto, foi coberta por terra em 700 após a captura de Derbent pelos Árabes. Apenas é visível à superfície o fragmento de uma cúpula semi-destruída no forte de Naryn-Kala.

Até agora a função do edifício ainda está por decifrar, mas, entre várias hipóteses, pode ter sido um tanque, um santuário cristão ou um templo de fogo zoroastriano. Pormenores da estrutura, como a forma da cruz e a sua orientação, levantam dúvidas acerca da ideia preexistente de que a construção era um tanque de água subterrânea, já que estas características eram essenciais nas igrejas primitivas.

Os arqueólogos não conseguem obter informação que lhes permita chegar a um consenso quanto à função do espaço, porque as escavações do templo podem destruir um local classificado como património cultural da UNESCO.

“Parece-me muito estranho interpretar este edifício como um tanque de água. No mesmo forte de Naryn-Kala, há uma estrutura subterrânea paralela de 10 metros de profundidade e é um tanque. Este é apenas um edifício retangular”, explica a líder da investigação do grupo científico, Natalia Polukhina, em declarações ao site da MISIS.

“Um lado é dois metros mais longo que os outros. Segundo os arqueólogos que iniciaram as escavações, durante a construção, o edifício estava à superfície e ficava no ponto mais alto de Naryn-Kala. Qual é o sentido de colocar o tanque à superfície e na montanha mais alta?”, questiona a investigadora. “Neste momento, há mais perguntas do que respostas”.

Segundo o estudo, publicado em maio no jornal Applied Sciences, o objetivo da próxima etapa das experiências vai ser a tomografia 3D final do edifício subterrâneo. Esta vai ajudar a definir o que é a estrutura, analisar as suas condições e desenvolver propostas para eventuais escavações.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …