Imagens 3D podem ter revelado a igreja cristã russa mais antiga do mundo

Pela primeira vez, cientistas da universidade russa NUST MISIS, conseguiram digitalizar um espaço subterrâneo, no forte de Derbent, através de tomografia de muões. Se for confirmada a teoria dos arqueólogos que o edifício era utilizado como templo cristão, esta pode ser a igreja mais antiga do mundo.

A estrutura, feita a partir de calcário de conchas locais, tem cerca de 11 metros de altura, estende-se 15 metros de sul a norte e 13,4 metros de oeste a este. Os cientistas estudaram as instalações e colocaram detetores com emulsão nuclear dentro do espaço, enterrado a uma profundidade de 10 metros.

A construção remonta ao ano 300. No entanto, foi coberta por terra em 700 após a captura de Derbent pelos Árabes. Apenas é visível à superfície o fragmento de uma cúpula semi-destruída no forte de Naryn-Kala.

Até agora a função do edifício ainda está por decifrar, mas, entre várias hipóteses, pode ter sido um tanque, um santuário cristão ou um templo de fogo zoroastriano. Pormenores da estrutura, como a forma da cruz e a sua orientação, levantam dúvidas acerca da ideia preexistente de que a construção era um tanque de água subterrânea, já que estas características eram essenciais nas igrejas primitivas.

Os arqueólogos não conseguem obter informação que lhes permita chegar a um consenso quanto à função do espaço, porque as escavações do templo podem destruir um local classificado como património cultural da UNESCO.

“Parece-me muito estranho interpretar este edifício como um tanque de água. No mesmo forte de Naryn-Kala, há uma estrutura subterrânea paralela de 10 metros de profundidade e é um tanque. Este é apenas um edifício retangular”, explica a líder da investigação do grupo científico, Natalia Polukhina, em declarações ao site da MISIS.

“Um lado é dois metros mais longo que os outros. Segundo os arqueólogos que iniciaram as escavações, durante a construção, o edifício estava à superfície e ficava no ponto mais alto de Naryn-Kala. Qual é o sentido de colocar o tanque à superfície e na montanha mais alta?”, questiona a investigadora. “Neste momento, há mais perguntas do que respostas”.

Segundo o estudo, publicado em maio no jornal Applied Sciences, o objetivo da próxima etapa das experiências vai ser a tomografia 3D final do edifício subterrâneo. Esta vai ajudar a definir o que é a estrutura, analisar as suas condições e desenvolver propostas para eventuais escavações.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …