Igreja holandesa está em adoração há mais de um mês para salvar uma família

Ao saber que uma família de refugiados estava em risco iminente de ser deportada, uma igreja holandesa entrou em ação, iniciando um culto contínuo que já dura há mais de um mês.

Bethel, uma igreja e centro comunitário em Haia, deu uma série de passos dramáticos para proteger os Tamrazyans, uma família de cinco, originária da Arménia, que vive na Holanda há mais de nove anos.

De acordo com o The Huffington Post, o governo negou o pedido de asilo e aprovou a família para deportação – apesar de existir uma lei que permite que as crianças que moram no país há mais de cinco anos sejam elegíveis para uma autorização de residência, se também preencherem outros requisitos.

Sabendo que a lei holandesa proíbe que a polícia entre em igrejas durante o culto, membros da igreja de Bethel decidiram começar um culto contínuo, que iria permitir que a família se refugiasse na local. Começou a 26 de outubro às 13h30 e ainda não terminou.

O ativismo de Bethel em torno dos refugiados tem o apoio da Igreja Protestante na Holanda. Bethel tem um grupo rotativo de ministros que vai ajudar a conduzir os serviços religiosos. Além disso, membros leigos da comunidade também foram convidados para participar nos serviços e ajudar com mantimentos. A igreja diz que cerca de 3.500 visitantes de toda a Holanda vieram a Bethel para ajudar os Tamrazyans.

Bethel disse que respeita as ordens judiciais, mas encontra-se num “dilema” – “a escolha entre respeitar o governo e proteger os direitos de uma criança”.

Os líderes disseram que queriam dialogar com os políticos sobre o pedido de asilo da família e sobre o tratamento dado pela Holanda aos refugiados que procuravam obter permissão de residência.

Grupos de defesa afirmam que há pelo menos outros 400 casos de crianças que pedem asilo que vivem na Holanda há mais de cinco anos.

“O propósito do asilo da Igreja é criar segurança e oferecer um pouco de descanso à família durante o qual convidamos os políticos a discutir connosco o destino da família e os efeitos do Acordo de Amnistia para Crianças”, escreveu a Igreja num comunicado.

Entretanto, a adoração na igreja continua.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já que estão a rezar “muito e bem”, agora é só esperar que deus faça a sua parte…
    Se bem que, se ele o tivesse feito, talvez não existissem refugiados e crianças a morrer à fome devido a guerras, etc…
    Digo eu…

  2. Acho que Deus não tem nadinha a ver com isto. A acção da igreja holandesa é uma acção humana. Ninguém está a rezar por milagres. Estão em serviço religioso continuo porque por lei a polícia não pode actuar durante um serviço religioso, a fim de proceder à detenção da família para deportação.
    Quanto a mim é absolutamente louvável e não pertencendo à igreja reformada (Calvinista) seguramente daria o apoio que pudesse para manter o serviço em execução e impedir esta injustíssima deportação.

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …