/

Populações da Idade da Pedra Média ocuparam (repetidamente) a costa da África Ocidental

K. Niang

O local da escavação em Tiémassas, que preserva evidências de ocupações na Idade da Pedra Média entre 62-25 mil anos atrás.

A ocupação das costas tropicais de África durante a Idade da Pedra é pouco conhecida. No entanto, estudos recentes na África oriental deram uma nova perspetiva, detalhando as mudanças comportamentais dinâmicas perto da costa do Quénia durante a última fase glacial.

Nos últimos anos, a pesquisa antropológica iniciou uma investigação na relação entre a diversidade demográfica e os padrões de mudança de comportamento.

Uma série de estudos genéticos e paleo-antropológicos começaram a destacar a considerável diversidade demográfica presente na África Ocidental num passado recente, mas estudos arqueológicos de locais da Idade da Pedra ainda são necessários para entender como essa diversidade se relaciona com os padrões de comportamento mostrados no registo arqueológico.

“Existem muitos locais que demonstraram a riqueza da arqueologia da Idade da Pedra na África Ocidental”, diz Jimbob Blinkhorn, um dos autores do estudo, “mas para caracterizar os padrões de mudança de comportamento, precisamos de conjuntos de ferramentas de pedra grandes em que possamos claramente datar períodos específicos”.

Tiémassas é um local da Idade da Pedra com um historial notável de pesquisas, incluindo levantamentos de superfícies e escavações em meados do século XX, diz o Phys.

“No passado, Tiémassas foi descrito como um local da Idade da Pedra Média, Idade da Pedra Posterior ou Neolítico, e a resolução entre essas alternativas têm implicações importantes para a nossa compreensão do comportamento no local”, disse o autor principal Khady Niang.

O investigador explica que a equipa revisou “o material coletado anteriormente no local, conduzimos novas escavações e análises de ferramentas de pedra e combinamos isso com estudos que tornam Tiémassas um exemplo de referência da Idade da Pedra Média da África Ocidental”.

Outras pesquisas anteriores da equipa datavam uma ocupação da Idade da Pedra média em Tiémassas a 45 mil anos atrás. Agora, a nova pesquisa estende o prazo de ocupação do local para entre 62 mil e 25 mil anos atrás. De maneira crítica, esses conjuntos de ferramentas de pedra contêm tipos tecnologicamente distintos que ajudam a caracterizar a natureza da produção de ferramentas durante cada fase de ocupação.

“Os ocupantes da Idade da Pedra Média de Tiémassas empregavam duas tecnologias distintas”, disse Niang. “O que é realmente notável é que a produção das ferramentas de pedra são realmente consistentes umas com as outras e formam um padrão que podemos comparar com os resultados das escavações anteriores. O local conta uma história clara de surpreendente continuidade tecnológica de quase 40 mil anos”.

Os resultados deste novo estudo em Tiémassas, publicado no Journal of Archaeological Science, consolidam o escasso registo de ocupações da Idade da Pedra Média na África Ocidental.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.