Todos os humanos vivos hoje terão vindo do Sudão

3

Um estudo sugere que todos os humanos atualmente vivos são descendentes de um grupo que habitou o nordeste do atual Sudão.

Investigadores do Big Data Institute da Universidade de Oxford mapearam a maior árvore genealógica humana de todos os tempos, usando as relações genéticas entre os humanos. A conclusão é, no mínimo, arrojada: todos os humanos vivos atualmente vieram daquilo que é hoje o Sudão.

Mais especificamente, descendemos de antigos humanos que viveram no nordeste do Sudão, perto do rio Nilo. Os cientistas concluíram isto após combinarem dados modernos e de genomas de oito bancos de dados diferentes.

“Basicamente construímos uma enorme árvore genealógica, uma genealogia para toda a humanidade que modela como é que exatamente podemos entender a história que gerou toda a variação genética que encontramos hoje nos humanos”, disse o coautor do estudo Yan Wong, num comunicado citado pela IFLScience.

“Esta genealogia permite-nos ver como é que a sequência genética de cada pessoa se relaciona com as outras, ao longo de todos os pontos do genoma”, acrescentou.

Os investigadores realçam ainda que as regiões genómicas individuais são herdadas apenas de um dos pais, da mãe ou do pai.

“Essencialmente, estamos a reconstruir os genomas dos nossos antepassados e a usá-los para formar uma vasta rede de relacionamentos”, disse o autor principal do estudo, Anthony Wilder Wohns. “Podemos então estimar quando e onde esses antepassados viveram”.

Os antepassados mais antigos que os cientistas identificaram remontam a uma localização geográfica no atual Sudão.

“Esses antepassados viveram até e há mais de 1 milhão de anos — o que é muito mais antigo do que as estimativas atuais para a idade do Homo sapiens — 250.000 a 300.000 anos atrás”, disse Wohns em fevereiro à agência Reuters. “Portanto, partes do nosso genoma foram herdadas de indivíduos que não reconheceríamos como humanos modernos”.

ZAP //

3 Comments

  1. Paradoxalmente, ainda hoje há imensa gente (demasiada) que renega a origem africana da nossa espécie, discriminando os africanos e seus descendentes, considerando-os básicamente inferiores. De certo modo, estão a renegar os seus antepassados.

  2. Sabem nada de nada. passam anos e mudam as opiniões e as chamadas descobertas. Antes era em África, agora Sudão. Amanhã será em Marte. A ciência nesse campo é uma desilusão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.