Hugh Hefner, fundador da Playboy, morre aos 91 anos

(dr) Josh Ryan / Playboy

Hugh Hefner, as suas Coelhinhas, e a famosa Mansão Playboy

O carismático fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, morreu na quarta-feira, aos 91 anos, na sua casa, a Mansão Playboy, em Los Angeles, nos Estados Unidos, de acordo com informações da sua empresa.

Hefner morreu de causas naturais, disse a Playboy Enterprise, a empresa matriz do império Playboy. Além disso, a conta do Twitter da Playboy publicou uma foto de Hefner e destacou uma das suas entrevistas: “A vida é muito curta para viver o sonho de outra pessoa”.

Nascido em Chicago, em 1926, Hefner fundou a Playboy em 1953, depois dos diretores da revista “Esquire” terem negado um aumento de 5 dólares (4,25 euros) no seu salário.

A protagonista do primeiro número de Playboy, em 1953, foi a diva Marilyn Monroe, com uma foto de capa na qual apareceu vestida mas completamente nua numa cama de veludo vermelho nas páginas interiores.

Playboy, famosa pelo “coelho” que a representa, nasceu como um desafio aos conservadores códigos morais que regiam os EUA naquela época.

“Quando Hef (Hugh Hefner) criou a Playboy, ele fê-lo para defender a liberdade pessoal e sexual num momento que os Estados Unidos eram dolorosamente conservadores. A nudez desempenhou um papel no debate sobre as nossas liberdades sexuais”, afirmou a equipa da Playboy num comunicado há dois anos, após o anúncio de que ia abandonar a nudez na sua publicação.

Sob a direção de Hefner, a Playboy continuou a transgredir com a presença da primeira negra, Darine Stern, na capa de outubro de 1971, ou quando, em novembro de 1975, mostrou a modelo Patricia Margot McClain a ponto de se masturbar num cinema.

Ao longo dos anos, no entanto, a Playboy foi perdendo o seu caráter provocador, já que o país também deixava para trás grande parte dos seus tabus sexuais e sua puritana sensibilidade.

Conhecido pelas suas festas selvagens cheias de “coelhinhas” na Mansão Playboy e a sua vida extravagante rodeada de mulheres bem mais jovens que ele, Hefner casou-se três vezes e teve quatro filhos.

A sua última esposa foi Crystal Harris, que tinha 26 anos e ele 86 quando se casaram em 2012.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …