Hugh Hefner, fundador da Playboy, morre aos 91 anos

(dr) Josh Ryan / Playboy

Hugh Hefner, as suas Coelhinhas, e a famosa Mansão Playboy

O carismático fundador da revista Playboy, Hugh Hefner, morreu na quarta-feira, aos 91 anos, na sua casa, a Mansão Playboy, em Los Angeles, nos Estados Unidos, de acordo com informações da sua empresa.

Hefner morreu de causas naturais, disse a Playboy Enterprise, a empresa matriz do império Playboy. Além disso, a conta do Twitter da Playboy publicou uma foto de Hefner e destacou uma das suas entrevistas: “A vida é muito curta para viver o sonho de outra pessoa”.

Nascido em Chicago, em 1926, Hefner fundou a Playboy em 1953, depois dos diretores da revista “Esquire” terem negado um aumento de 5 dólares (4,25 euros) no seu salário.

A protagonista do primeiro número de Playboy, em 1953, foi a diva Marilyn Monroe, com uma foto de capa na qual apareceu vestida mas completamente nua numa cama de veludo vermelho nas páginas interiores.

Playboy, famosa pelo “coelho” que a representa, nasceu como um desafio aos conservadores códigos morais que regiam os EUA naquela época.

“Quando Hef (Hugh Hefner) criou a Playboy, ele fê-lo para defender a liberdade pessoal e sexual num momento que os Estados Unidos eram dolorosamente conservadores. A nudez desempenhou um papel no debate sobre as nossas liberdades sexuais”, afirmou a equipa da Playboy num comunicado há dois anos, após o anúncio de que ia abandonar a nudez na sua publicação.

Sob a direção de Hefner, a Playboy continuou a transgredir com a presença da primeira negra, Darine Stern, na capa de outubro de 1971, ou quando, em novembro de 1975, mostrou a modelo Patricia Margot McClain a ponto de se masturbar num cinema.

Ao longo dos anos, no entanto, a Playboy foi perdendo o seu caráter provocador, já que o país também deixava para trás grande parte dos seus tabus sexuais e sua puritana sensibilidade.

Conhecido pelas suas festas selvagens cheias de “coelhinhas” na Mansão Playboy e a sua vida extravagante rodeada de mulheres bem mais jovens que ele, Hefner casou-se três vezes e teve quatro filhos.

A sua última esposa foi Crystal Harris, que tinha 26 anos e ele 86 quando se casaram em 2012.

// EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …