Hubble revela porque é que a brilhante Betelgeuse se está a apagar

Novas observações do Telescópio Espacial Hubble sugerem que a atenuação do brilho da super-gigante Betelgeuse, uma das estrelas mais brilhantes da Via Láctea, se deve a uma nuvem de poeira.

De acordo com as novas imagens captadas pelo telescópio, o escurecimento inesperado desta estrela terá sido causado por uma imensa quantidade de material quente que, quando ejetado para o Espaço, formou uma nuvem de poeira que, por sua vez, bloqueou a luz proveniente da superfície da própria estrela.

Betelgeuse, uma das estrelas mais brilhantes de toda a Via Láctea, começou a perder luminosidade em outubro do ano passado, num fenómeno que alguns cientistas entenderam como um sinal do fim de vida da estrela.

Especialista sustentaram que este corpo, quase mil vezes maior do que o Sol e a 725 anos-luz da Terra, estava a aproximar-se na sua morte, prestes a explodir numa supernova.

Contudo, meses de observações do Hubble, entre setembro e novembro de 2019, sugerem outra causa para justificar o escurecimento da estrela. O telescópio capturou sinais de um material denso e aquecido a mover-se pela atmosfera da estrela.

O Hubble viu o plasma ultra-quente que foi libertado na superfície da estrela, sendo depois arrefecido nas camadas externas da atmosfera. Eventualmente, tornou-se numa nuvem de poeira, fazendo consequentemente diminuir o brilho da estrela.

“A nuvem de poeira resultante bloqueou a luz de cerca de um quarto da superfície da estrela, começando no final de 2019. Em abril de 2020, a estrela recuperou o seu brilho normal”, explicaram os cientistas num comunicado divulgado pela NASA.

“Com o Hubble, vemos o material quando este deixou a superfície visível da estrela e se moveu através da atmosfera, antes da formação de poeira que fez com que a estrela parecesse estar a escurecer”, disse o autora principal, Andrea Dupree, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos, citada pela Europa Press.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. @ZAP

    «O telescópio capturou sinais de um material denso e aquecido a mover-se pela atmosfera da Terra.»

    Suponho que queiram dizer «…pela atmosfera da estrela.»?

RESPONDER

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …