Hubble capta imagens incríveis de estrelas da Nebulosa de Órion até agora desconhecidas

ESA / Hubble

O famoso telescópio espacial continua a desvendar os segredos da Nebulosa de Órion, uma das regiões ativas na formação de estrelas mais perto da Terra.

A Nebulosa de Órion é uma nuvem gigante de gás e pó que se estende ao longo de mais de 20 mil vezes o tamanho do nosso próprio Sistema Solar. É uma das regiões ativas na formação de estrelas mais próximas da Terra e é, por isso, um dos objetos mais observados e fotografados no céu noturno.

O venerável telescópio espacial Hubble já se focou na Nebulosa de Órion várias vezes, observando as cavidades gigantes no seu gás nebuloso e, a certa altura, o Hubble captou 520 imagens para criar um mosaico gigante desta nebulosa fascinante.

Agora, o Hubble captou novas imagens de uma região fina e colorida na Nebulosa de Órion, em torno do objeto Herbig-Haro HH 505.

Objetos Herbig-Haro podem ser encontrados em torno de estrelas recém-nascidas, e as regiões brilhantes podem formar-se depois do colapso gravitacional de nuvens de gás que criam protoestrelas.

Quando os ventos estelares ou jatos de gás cospem estas estrelas infantis, isto cria ondas de choque que colidem com o gás e pó próximos a altas velocidades.

Os cientistas na Agência Espacial Europeia dizem que para o HH 505, a estrela IX Ori é responsável pela criação dos escoamentos vistos desta vez. A estrela está na periferia da Nebulosa de Órion, a cerca de 1000 anos-luz da Terra.

“Estes fluxos de saída são visíveis como estruturas que se curvam graciosamente desde o topo ao fundo desta imagem”, escrevem. “As suas interações com os fluxos de gás e pó de grande escala do núcleo da nebulosa distorcem-nas até serem curvas sinuosas”.

A imagem de destaque foi captada pela Câmara Avançada para Pesquisas do Hubble, por astrónomos que estudam as propriedades dos fluxos de saída e dos discos protoplanetários. A imagem mostra ondas de choque brilhantes formadas pelos fluxos de saída assim como correntes mais lentas de movimento de material estelar.

Uma das especialidades do Hubble é observar luz ultravioleta, e visto que a Nebulosa de Órion está recheada de radiação ultravioleta emitida por estrelas jovens brilhantes, isto permite aos astrónomos observar estes fluxos de alta energia diretamente e aprender mais sobre as suas estruturas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.