Hubble apanhou duas galáxias a fundir-se numa dança mortal

Hubble / NASA / ESA

Arp 87, o espantoso par de galáxias entrelaçadas captadas pelo Hubble

Esta é uma dança que vai acabar em morte. O telescópio espacial Hubble, da NASA, captou uma imagem que mostra duas grandes galáxias em duelo, unidas por uma ponte cósmica de estrelas, gás e poeira com mais de 75.000 anos-luz de comprimento.

O par, conhecido como Arp 87, é morfologicamente classificado como peculiar. Inevitavelmente, o objecto tornar-se-á uma dia uma coisa só.

A ponte entre as galáxias é um forte indício de que estes dois sistemas estelares imensos passaram perto um do outro recentemente, e experimentaram marés violentas mutuamente induzidas pela gravidade.

Outra prova do contacto é que a galáxia espiral da direita, conhecida como NGC 3808A, mostra muitos aglomerados de estrelas jovens azuis, produzidas numa explosão de formação estelar.

A galáxia espiral ao lado esquerdo, chamada NGC 3808B, parece estar envolida em material da ponte e cercada por um anel polar curioso.

A galáxia espiral na extremidade esquerda da fotografia parece ser uma galáxia distante ao fundo, que não está envolvida na fusão em curso.

As interacções entre os dois aglomerados de estrelas ocorrem ao longo de milhares de milhões de anos, durante os quais os seus repetidos encontros de passagem a curta distância deverão resultar na morte de uma deles. Apenas uma galáxia vai triunfar.

Este cenário pode até parecer estranho, mas os cientistas acreditam que as fusões galácticas são comuns. O Arp 87 representa, neste momento, uma etapa do processo inevitável de junção da galáxia NGC 3808 com a galáxia NGC 3808B.

O par está a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância de nós, na direcção da constelação de Leo.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …