Hospital chinês acusado de trocar bebés há 28 anos

Marcello Casal Jr. / ABr

Um hospital da cidade chinesa de Xangai foi acusado de ter trocado dois bebés há 28 anos. O erro foi descoberto depois de um dos pais ter ficado obcecado por a criança não ter parecenças consigo.

O Primeiro Hospital MAternidade e Infantil de Xangai foi condenado pelo tribunal local, com uma das mães a exigir uma indemnização de 1,3 milhões de yuan, cerca de 163 mil euros, segundo a imprensa local, o Shanghai Daily.

A história veio a público na semana passada, através de um programa de televisão. A mulher, identificada como Zhang, fez uma cesariana a 27 de fevereiro de 1989 no hospital.

Três dias depois do parto, quando a enfermeira lhe trouxe o recém nascido, o rapaz chorava e recusou ser amamentado pela mulher que seria a sua mãe. No entanto, no hospital, conseguiram que fosse amamentado pela mulher que estava na cama ao lado.

Zhang levou o bebé para casa, mas, à falta de semelhanças com o pai, o marido começou a sugerir que a mulher o tivesse traído, resultando num divórcio em 2003.

Oito anos depois, já em 2011, o ex-casal fez testes de ADN que acabaram por provar que nenhum dos dois seria progenitor do jovem, na altura já com 22 anos.

A mulher foi ao hospital, onde pediu que verificassem os registos, mas foi informada de que “já tinha passado demasiado tempo”. Agora, tanto mãe, como filho, querem conhecer a família biológica.

Num comunicado emitido durante o fim-de-semana, o hospital assegurou estar “profundamente chocado” e que vai ajudar a esclarecer os factos, apesar de admitir que “é difícil averiguar a verdade de algo que ocorreu há 28 anos”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.