Hospital chinês acusado de trocar bebés há 28 anos

Marcello Casal Jr. / ABr

Um hospital da cidade chinesa de Xangai foi acusado de ter trocado dois bebés há 28 anos. O erro foi descoberto depois de um dos pais ter ficado obcecado por a criança não ter parecenças consigo.

O Primeiro Hospital MAternidade e Infantil de Xangai foi condenado pelo tribunal local, com uma das mães a exigir uma indemnização de 1,3 milhões de yuan, cerca de 163 mil euros, segundo a imprensa local, o Shanghai Daily.

A história veio a público na semana passada, através de um programa de televisão. A mulher, identificada como Zhang, fez uma cesariana a 27 de fevereiro de 1989 no hospital.

Três dias depois do parto, quando a enfermeira lhe trouxe o recém nascido, o rapaz chorava e recusou ser amamentado pela mulher que seria a sua mãe. No entanto, no hospital, conseguiram que fosse amamentado pela mulher que estava na cama ao lado.

Zhang levou o bebé para casa, mas, à falta de semelhanças com o pai, o marido começou a sugerir que a mulher o tivesse traído, resultando num divórcio em 2003.

Oito anos depois, já em 2011, o ex-casal fez testes de ADN que acabaram por provar que nenhum dos dois seria progenitor do jovem, na altura já com 22 anos.

A mulher foi ao hospital, onde pediu que verificassem os registos, mas foi informada de que “já tinha passado demasiado tempo”. Agora, tanto mãe, como filho, querem conhecer a família biológica.

Num comunicado emitido durante o fim-de-semana, o hospital assegurou estar “profundamente chocado” e que vai ajudar a esclarecer os factos, apesar de admitir que “é difícil averiguar a verdade de algo que ocorreu há 28 anos”.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …