Urgências de 17 hospitais estão a enviar doentes para centros de saúde

Urgências de 17 hospitais de todo o país pôr em marcha um plano de reencaminhamento de doentes sem gravidada para centros de saúde.

São 17 os hospitais com serviços de urgência que acionaram a “via verde” para reencaminhar doentes sem gravidade, triados com pulseiras azuis ou verdes, para os centros de saúde.

De acordo com o semanário Expresso, o objetivo é reduzir a sobrecarga nas urgências hospitalares, reservando o atendimento diferenciado para os casos agudos e graves.

Assim, os 17 hospitais estão a atuar em coordenação com um total de 27 centros de saúda na área. As unidades hospitalares têm de garantir aos doentes sem gravidade uma consulta com médico de família no prazo de 24 horas.

Ainda assim, realça o jornal, o doente triado com pulseira azul ou verde pode rejeitar ser transferido para os cuidados primários.

A ideia não é nova, mas não estava em prática como desejado e até agora são menos de 1% os doentes que aceitam trocar a Urgência pelo médico de família, escreve o Expresso.

As unidades hospitalares que acionaram a chamada “via verde ACES” são Garcia de Orta (Almada), Santarém, Santa Maria (Lisboa), São José (Lisboa), Oeste, Trás-os-Montes e Alto Douro, Guimarães, Médio Ave, Braga, Barcelos, Tâmega e Sousa, Santo António (Porto), Póvoa do Varzim-Vila do Conde, Alto Minho, Matosinhos, Nordeste e Entre o Douro e Vouga.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.