Três dicas da Quercus para os momentos em que vai ao contentor verde. Os 5 centímetros do vedante definem o seu desfecho.
Ir ao ecoponto é uma rotina para milhares ou milhões de portugueses. Mas, como nunca se sabe tudo, há conselhos ou dicas que podem ser sempre úteis.
Neste caso, Sara Campos, da Quercus, deixou três dicas para sempre que vamos depositar vidro no ecoponto.
As garrafas e frascos de vidro são depositadas no contentor verde, que muita gente chama “vidrão”. Até aqui, nenhuma novidade, em princípio.
Agora, os três conselhos.
O primeiro é, antes de colocar o objecto no contentor, deve despejar o líquido residual que ainda estará dentro da garrafa ou do frasco. Não é preciso lavar mas é aconselhável despejar o que ainda estiver lá dentro.
O segundo é tirar o vedante. Se for uma rolha de cortiça, coloque a rolha num ponto adequado de recolha. Se for vedante de plástico ou de metal, é só olhar para o lado e colocá-lo no contentor amarelo do ecoponto. Mas aqui há um aviso extra: se for um vedante superior a 5 centímetros, sim, contentor amarelo; mas se o vedante de plástico ou de metal for menor do que 5 centímetros, pode deixar na garrafa, também segue para o contentor verde.
Por fim: o horário. Não coloque garrafas no ecoponto à hora que lhe apetecer. É que faz barulho: “Não deposite o vidro em horário de descanso devido ao ruído inevitável, que vai incomodar a vizinhança”, avisa a responsável da Quercus, na RTP.