Crânio sugere que o Homo Erectus surgiu 200 mil anos antes do que se pensava

Tim Evanson / Wikimedia

Um modelo do rosto do Homo erectus

A descoberta de um crânio na África do Sul sugere que o Homo erectus viveu há dois milhões de anos, juntamente com outras espécies humanas mais primitivas.

Com base nas descobertas dos últimos anos, cientistas consideram que o Homo erectus surgiu há 1,8 milhões de anos. Mas, agora, a descoberta de um crânio de uma criança pequena na África do Sul sugere que este nosso antepassado pode ter surgido, afinal, 200 mil anos antes do que se pensava, adianta o jornal ABC.

Os fragmentos do crânio (DNH 134) foram descobertos no local arqueológico sul-africano Drimolen por investigadores da Universidade La Trobe, na Austrália, e da Universidade Washington, na cidade norte-americana de Saint Louis.

Esta foi uma grande surpresa para a equipa de cientistas porque significa que o Homo erectus, o mais parecido com o ser humano, viveu naquilo que hoje é a África do Sul, onde nunca antes tinha sido descoberto.

“Até esta descoberta, sempre assumimos que o Homo erectus se tinha originado na África Oriental. Mas o DNH 134 mostra que possivelmente vem do sul. Isto significaria que mais tarde se mudou para o norte e leste do continente. A partir daí, passou pelo norte de África para povoar o resto do mundo”, acrescenta Stephanie Baker, do Instituto de Paleoinvestigação da Universidade de Joanesburgo.

Além disso, a datação feita permite concluir que ali viveu há dois milhões de anos. “A antiguidade do fóssil DNH 134 mostra que o Homo erectus existiu a 150 mil ou 200 mil anos mais cedo do que se pensava”, afirma Andy Herries, chefe do departamento de Arqueologia e História da universidade australiana.

Segundo o jornal espanhol, a antiguidade deste crânio também mostra que este nosso antepassado viveu com outras espécies humanas mais primitivas, como é o caso do Australopithecus e do Paranthropus robustus.

De acordo com os cientistas, cujo estudo foi publicado, a 3 de abril, na revista Science, possivelmente estas três espécies seriam diferentes umas das outras e usavam diferentes partes da paisagem para evitar competir umas com as outras.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A partir de domingo de Páscoa vão buscar os crânios do espírito santo e a tourada com ele definitivamente Chau parabéns por esse dinheiro sujo e malicioso contra os Dons do Espírito Santo e a noiva de Cristo e so bênção muitas vidas salvas morrer no fogo não é verdade? Isso é que é prosperidade Divina? Sinceramente não gostam de ouvir as verdades quando o abencoador deixar de vez o planeta abandonado e a terra deixar de dar o fruto por mal que fizeram a noiva de Cristo não se queixe vão gemer e chorar 7 vezes mais que eu por não deixar a obra Divina andar pra frente.

RESPONDER

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …