Homens com certos traços de personalidade fazem mais sexo e têm mais filhos

Há muito que se sabe que as vantagens competitivas são essenciais para a sobrevivência humana. Mas agora, um novo estudo vem reforçar que também no capítulo do sexo e do número de filhos acontece o mesmo, com os homens a beneficiarem especialmente de certos traços de personalidade.

Os homens com um determinado conjunto de traços de personalidade conseguem fazer sexo mais vezes e ter mais filhos, segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade Tecnológica de Queensland (QUT na sigla original em Inglês), na Austrália, que foi publicado no jornal Personality and Individual Differences.

Naquele que foi “o maior estudo de economia comportamental de sempre já feito na Austrália”, em torno da personalidade, do sexo e do número de filhos, os investigadores Stephen Whyte, Ho Fai Chan e Benno Torgler concluíram que os homens que são extrovertidos, emocionalmente estáveis, agradáveis ou conscientes têm especial sucesso.

“Ao longo da história, as vantagens competitivas ajudaram homens e mulheres a alcançarem sucesso crescente nas suas ocupações, desporto, empreendimentos artísticos, na sua capacidade para adquirir e manter recursos e, em última instância, na sua sobrevivência”, atesta Stephen Whyte no comunicado da QUT, explicando que a investigação procurou verificar se o mesmo ocorre no capítulo da actividade sexual e do número de filhos.

Os investigadores procuraram perceber como é que “traços de personalidade influenciam o acasalamento humano e o comportamento reprodutivo” e especialmente, se “certos traços de personalidade são favorecidos tanto por homens como por mulheres”.

Os dados para análise foram recolhidos de um inquérito realizado na Austrália, em 2016, em torno do sexo, e que levou os participantes a responderem a perguntas sobre a sua realidade sócio-demográfica. Tiveram ainda que realizar um teste de personalidade para assinalar cinco traços mais relevantes.

A conclusão é que há “diferenças de personalidade essenciais entre os sexos, tanto no sucesso da frequência sexual como da descendência”, explica Stephen Whyte.

“Em comparação com as mulheres, os homens relatam um maior número de factores de personalidade que influenciam aquele desfecho, o que explica uma maior proporção da variação na actividade sexual”, acrescenta o economista.

“Tanto para homens como para mulheres, a extroversão foi equiparada a uma maior frequência sexual”, refere Stephen Whyte.

Os resultados mostraram também que “certas combinações de traços parecem resultar numa maior frequência sexual e em mais descendentes para homens seleccionados”, diz o co-autor do estudo, esclarecendo que essas combinações são “alta extroversão e alta afabilidade, alta extroversão e alta conscienciosidade, e alta afinidade com alta conscienciosidade”.

A combinação de “alta extroversão e baixa abertura” também revelou estar relacionada com o aumento da descendência nos homens, enquanto nas mulheres, só as “mais agradáveis” tinham mais filhos.

As descobertas do estudo “sugerem que uma maior variação nos traços masculinos e as suas combinações particulares podem fornecer uma vantagem para eles quando se trata de sexo e reprodução”, mas o mesmo não se verifica nas mulheres, conclui Stephen Whyte.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal esses traços chamam-se de cigano. Nos tempos actuais comparem a quantidade de filhos dos casais ciganos com os não ciganos e vejam o abismo

  2. MAIS FILHOS PARA QUE? PASSAR FOME, SAÚDE, EDUCAÇÃO, É QUE NÓS JÁ SABEMOS, QUANDO NASCEM JÁ DEVEM 40.000 € AO ESTADO PORTUGUÊS.
    SOU DUMA FAMÍLIA DE 8 IRMÃOS SEI DO QUE FALO.

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …