Homens com certos traços de personalidade fazem mais sexo e têm mais filhos

Há muito que se sabe que as vantagens competitivas são essenciais para a sobrevivência humana. Mas agora, um novo estudo vem reforçar que também no capítulo do sexo e do número de filhos acontece o mesmo, com os homens a beneficiarem especialmente de certos traços de personalidade.

Os homens com um determinado conjunto de traços de personalidade conseguem fazer sexo mais vezes e ter mais filhos, segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade Tecnológica de Queensland (QUT na sigla original em Inglês), na Austrália, que foi publicado no jornal Personality and Individual Differences.

Naquele que foi “o maior estudo de economia comportamental de sempre já feito na Austrália”, em torno da personalidade, do sexo e do número de filhos, os investigadores Stephen Whyte, Ho Fai Chan e Benno Torgler concluíram que os homens que são extrovertidos, emocionalmente estáveis, agradáveis ou conscientes têm especial sucesso.

“Ao longo da história, as vantagens competitivas ajudaram homens e mulheres a alcançarem sucesso crescente nas suas ocupações, desporto, empreendimentos artísticos, na sua capacidade para adquirir e manter recursos e, em última instância, na sua sobrevivência”, atesta Stephen Whyte no comunicado da QUT, explicando que a investigação procurou verificar se o mesmo ocorre no capítulo da actividade sexual e do número de filhos.

Os investigadores procuraram perceber como é que “traços de personalidade influenciam o acasalamento humano e o comportamento reprodutivo” e especialmente, se “certos traços de personalidade são favorecidos tanto por homens como por mulheres”.

Os dados para análise foram recolhidos de um inquérito realizado na Austrália, em 2016, em torno do sexo, e que levou os participantes a responderem a perguntas sobre a sua realidade sócio-demográfica. Tiveram ainda que realizar um teste de personalidade para assinalar cinco traços mais relevantes.

A conclusão é que há “diferenças de personalidade essenciais entre os sexos, tanto no sucesso da frequência sexual como da descendência”, explica Stephen Whyte.

“Em comparação com as mulheres, os homens relatam um maior número de factores de personalidade que influenciam aquele desfecho, o que explica uma maior proporção da variação na actividade sexual”, acrescenta o economista.

“Tanto para homens como para mulheres, a extroversão foi equiparada a uma maior frequência sexual”, refere Stephen Whyte.

Os resultados mostraram também que “certas combinações de traços parecem resultar numa maior frequência sexual e em mais descendentes para homens seleccionados”, diz o co-autor do estudo, esclarecendo que essas combinações são “alta extroversão e alta afabilidade, alta extroversão e alta conscienciosidade, e alta afinidade com alta conscienciosidade”.

A combinação de “alta extroversão e baixa abertura” também revelou estar relacionada com o aumento da descendência nos homens, enquanto nas mulheres, só as “mais agradáveis” tinham mais filhos.

As descobertas do estudo “sugerem que uma maior variação nos traços masculinos e as suas combinações particulares podem fornecer uma vantagem para eles quando se trata de sexo e reprodução”, mas o mesmo não se verifica nas mulheres, conclui Stephen Whyte.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal esses traços chamam-se de cigano. Nos tempos actuais comparem a quantidade de filhos dos casais ciganos com os não ciganos e vejam o abismo

  2. MAIS FILHOS PARA QUE? PASSAR FOME, SAÚDE, EDUCAÇÃO, É QUE NÓS JÁ SABEMOS, QUANDO NASCEM JÁ DEVEM 40.000 € AO ESTADO PORTUGUÊS.
    SOU DUMA FAMÍLIA DE 8 IRMÃOS SEI DO QUE FALO.

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …