Os preenchimentos são feitos com ácido hialurónico, numa alternativa mais segura aos implantes de silicone usados antigamente.
Um assunto outrora tabu entrou na era moderna dos procedimentos cosméticos: o aumento da circunferência do pénis. Anteriormente relegado para conversas abafadas ou práticas médicas marginais, o procedimento está agora a ganhar popularidade, graças a métodos mais seguros e à crescente procura entre os homens que procuram uma maior confiança no seu corpo.
Um pouco por todo o lado nos EUA, os urologistas relatam um aumento no interesse. Alex Tatem, de Indianápolis, notou um aumento inesperado na procura do procedimento, mesmo fora dos locais tradicionais de cirurgia estética. “A procura tem sido extraordinária e notavelmente universal”, declara.
A liderança em métodos de melhoria mais seguros é a utilização de preenchimentos de ácido hialurónico (HA) – a mesma substância normalmente utilizada na estética facial. A urologista Amy Pearlman, que trata pacientes de todo o mundo na sua clínica em Miami, diz que o aumento do pénis com preenchimento de HA se tornou o seu procedimento mais comum. “Eles não estão à procura de nada extremo. Sabem que a sua anatomia é normal – apenas querem um pouco mais de volume“, explicou.
Esta nova abordagem marca um afastamento significativo em relação a técnicas mais antigas e mais arriscadas, como os implantes de silicone e o enxerto de gordura, que muitas vezes levavam a complicações como desfiguração, infeções ou perda de sensibilidade. Pelo contrário, os preenchimentos à base de HA oferecem uma alternativa reversível e de baixo risco com efeitos secundários mínimos. Questões menores, como inchaço, são normalmente resolvidas com antibióticos ou cuidados de acompanhamento.
Um inquérito realizado em 2025 pela PhalloFILL, um dos principais fornecedores de técnicas de injeção de AH, revelou que 81% dos 431 homens estudados relataram um aumento da confiança e do bem-estar. Mais de metade notou uma melhoria nas relações e 80% expressou satisfação geral com os resultados. Em média, os pacientes registaram um aumento de 1,8 cm na circunferência do pénis após várias sessões, refere a VICE.
Apesar do estigma social em torno do aumento dos genitais masculinos, os proponentes argumentam que se trata menos de vaidade e mais de autonomia. “Trata-se de dar finalmente aos homens opções seguras e personalizadas para se sentirem melhor na sua própria pele”, disse Tatem. Pearlman fez eco do sentimento: “Trata-se de ajudar as pessoas a sentirem-se melhor nos seus corpos com um método que é seguro, direto e apoiado pela ciência”.
Os custos do procedimento variam muito, normalmente entre vários milhares de dólares e 10 000 dólares, dependendo da extensão do tratamento. Mas para muitos homens, os benefícios psicológicos e emocionais superam o investimento financeiro.
Enchimento de chouriços